/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

Líder da oposição na Assembleia critica “colapso” da segurança pública na Bahia

Líder da oposição na Assembleia critica “colapso” da segurança pública na Bahia

Por Redação

24/07/2025 às 17:00

Atualizado em 24/07/2025 às 17:03

Foto: Divulgação/Agência ALBA/Arquivo

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Tiago Correia (PSDB)

O novo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado nesta quinta-feira (24), mostrou que das 20 cidades mais violentas do país, quase metade está na Bahia, incluindo Salvador, que ocupa a 20ª posição, sendo a única capital brasileira presente no ranking.

Outros municípios de médio e grande porte, como Jequié (2º), Juazeiro (3º), Camaçari (4º), Feira de Santana (10º) e Porto Seguro (14º), também figuram entre os piores indicadores nacionais.

Para o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Tiago Correia (PSDB), os dados comprovam o “fracasso” da política de segurança implementada pelos governos petistas que comandam o Estado há quase duas décadas. “O governo do PT perdeu a guerra contra o crime. Em quase 20 anos de poder, a Bahia se consolidou como o epicentro da violência no país, e os números não mentem: não existe mais sensação de segurança, nem na capital nem no interior”, afirmou.

O parlamentar ressalta que, apesar dos altos investimentos em propaganda, o governo estadual tem falhado em garantir o básico: policiamento eficiente, inteligência criminal e valorização das forças de segurança. “O que vemos é uma ausência completa de estratégia. A polícia está sobrecarregada, os equipamentos são precários e a população está refém do medo. É uma gestão que abandonou as famílias baianas”, declarou.

Tiago Correia também defendeu a instalação de uma comissão especial na Assembleia para acompanhar e fiscalizar os indicadores de violência no Estado. “A oposição vai intensificar o debate sobre segurança pública. É inadmissível que cidades turísticas, industriais e históricas da Bahia estejam entre as mais violentas do Brasil. Precisamos de uma reestruturação profunda e de um novo modelo de segurança que priorize a vida, a prevenção e a eficiência na repressão ao crime”, concluiu.

Leia também:

‘A sensação é que Jerônimo jogou a toalha na segurança pública’, diz Alan Sanches após divulgação de anuário sobre violência

Bahia tem cinco cidades entre as 10 mais violentas do país, aponta Anuário de Segurança Pública

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.