/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Lula veta trecho de projeto de lei que reduziria pena mínima para lavagem de dinheiro

Lula veta trecho de projeto de lei que reduziria pena mínima para lavagem de dinheiro

Por Constança Rezende/Folhapress

29/07/2025 às 12:04

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

O presidente Lula

O presidente Lula (PT) vetou, nesta terça-feira (29), trecho de um projeto de lei aprovado pelo Congresso que reduziria a pena mínima para crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores.

A norma reduziria a pena inicial de reclusão para 2 anos e aumentaria a punição máxima para 12 anos e multa. Atualmente, o intervalo da pena é de 3 a 10 anos.

O veto de Lula foi proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, segundo publicação do Diário Oficial da União.

A pasta argumentou que a proposta contraria o interesse público ao reduzir o limite mínimo da pena para crimes de lavagem.

O ministério justificou que a medida significaria enfraquecimento do arcabouço legal brasileiro no combate a essas atividades ilícitas.

A lavagem ou ocultação de bens é caracterizada na lei como ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores obtidos de infração penal.

Projeto aumenta pena para roubo e furto de fios

A alteração havia sido incluída no projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que aumentava a pena pelo furto ou roubo de cabos, fios e equipamentos relacionados à geração de energia elétrica e telecomunicações.

Com a sanção presidencial neste tema, o crime é tratado como furto qualificado e a pena passa de reclusão de 1 a 4 anos para 2 a 8 anos, incluindo também materiais ferroviários ou metroviários.

Deputados argumentaram, durante a votação, que o custo desses furtos em São Paulo, em 2023, foi de R$ 500 milhões.

Já para o roubo desses bens, a pena de reclusão atual de 4 a 10 anos será aumentada de 1/3 à metade. O texto aprovado ainda endurece a pena para o crime de receptação de fios, cabos e equipamentos.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.