/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Moraes vetou viagem de Marcos do Val, mas notificação chegou apenas após desembarque nos EUA

Moraes vetou viagem de Marcos do Val, mas notificação chegou apenas após desembarque nos EUA

Por Cézar Feitoza/Paulo SaldañaFolhapress

25/07/2025 às 15:50

Atualizado em 25/07/2025 às 15:51

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado/Arquivo

O senador Marcos do Val (Podemos-ES)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou no dia 16 de julho o pedido do senador Marcos do Val (Podemos-ES) de viajar com a família de férias para os Estados Unidos.

A intimação da decisão de Moraes, porém, só chegou à defesa do senador na quinta-feira (24) —um dia após o desembarque em Miami. Como o processo corre em sigilo, um oficial de Justiça precisou entrar em contato com os advogados para comunicar a negativa do ministro.

Um dia antes, em 15 de julho, a defesa de Marcos do Val entrou com uma petição no Supremo pedindo autorização para a viagem do senador e sua companheira, filha e enteada.

O documento informava as datas de ida e volta dos Estados Unidos, o hotel em que a família se hospedaria em Orlando e bilhetes para acesso aos parques de diversão da Universal.

No documento obtido pela reportagem, a defesa alega que o Supremo "não proibiu expressamente o senador Marcos Ribeiro do Val de sair do país, embora tenha decretado a apreensão de seu passaporte".

"Inexiste motivo para negar ao peticionário o direito de viajar de férias com sua família, nem de privá-lo do convívio familiar. Vale lembrar que nenhuma das decisões proferidas nestes autos proibiu-o de viajar com sua família", disse.

Moraes argumentou que não havia motivo para modificar as medidas cautelares impostas contra o senador e negou o pedido da viagem. A decisão só chegou a Marcos do Val e seus representantes na última quinta.

As quatro passagens para Miami foram emitidas por Do Val na última semana. Ele desembolsou pouco mais de R$ 18 mil. O voo de ida saiu de Brasília na manhã de quarta-feira (23), fez escala em Manaus (AM) e chegou a Miami na noite do mesmo dia.

O voo de volta está marcado para o dia 3 de agosto. Há uma escala prevista em Bogotá, na Colômbia, antes de a família do senador desembarcar em Brasília na manhã de segunda-feira (4).

Moraes determinou a apreensão e o bloqueio dos passaportes do senador em agosto de 2024. Do Val é investigado por supostamente fazer uma campanha contra policiais federais que atuavam na investigação da trama golpista.

A decisão foi referendada pela Primeira Turma do Supremo em dezembro de 2024, por unanimidade. Em março deste ano, os ministros voltaram a confirmar a decisão após a defesa do senador apresentar recurso.

Marcos do Val diz que a viagem foi possível porque a Polícia Federal não apreendeu seus documentos. Ele possui três passaportes: um comum, um diplomático e um português.

"Foram dois delegados da Polícia Federal na minha casa, em Vitória (ES), para pegar o meu passaporte [...]. Quando eles foram lá buscar, eu disse: ‘Eu não vou entregar’", disse o senador em live transmitida na quinta.

Pessoas próximas a Do Val contam outra versão. O senador teria alegado aos policiais que os passaportes não estavam em sua casa em Vitória, mas em seu gabinete no Senado. A Polícia Federal e a defesa do senador não se manifestaram.

O senador disse que, antes de viajar aos Estados Unidos, informou diversas autoridades sobre sua saída do país. Ele diz ter enviado ofícios à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Senado, além da petição entregue ao STF.

A presidência do Senado confirmou ter recebido a comunicação de Do Val. A assessoria destaca que a viagem não gerou gastos à Casa e que o ofício foi enviado a publicação no Diário do Senado. O Ministério da Justiça também ratificou ter recebido o material

A reportagem também procurou o Ministério das Relações Exteriores para esclarecer como se dá o bloqueio de passaportes diplomáticos e qual procedimento foi adotado no caso de Marcos do Val, mas ainda não recebeu resposta.

O senador rechaça que sua ida aos Estados Unidos seja uma fuga do Brasil. "Eu estou na Disney, vim passar férias. Minha filha está de férias e nós estamos em recesso parlamentar", disse.

Leia também: Senador Marcos do Val viaja para os EUA com passaporte diplomático e contraria decisão do STF

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.