Home
/
Noticias
/
Bahia
/
Na véspera do 2 de Julho, porta-voz estadual da Rede fala em fortalecimento da federação na Bahia
Na véspera do 2 de Julho, porta-voz estadual da Rede fala em fortalecimento da federação na Bahia
Por Redação
01/07/2025 às 13:35
Foto: Divulgação

A direção estadual da Rede Sustentabilidade se manifestou sobre uma possível candidatura ao governo do Estado pela federação Rede-PSOL em 2026. De acordo com o porta-voz estadual do partido e coordenador nacional de Movimentos Sociais da legenda, Marcelo Carvalho, qualquer decisão sobre uma chapa majoritária precisa passar por uma discussão interna no âmbito da federação, que ainda está vigente.
“Eu acho legítimo que qualquer partido queira disputar o governo do Estado, entretanto, a respeito da montagem de uma chapa majoritária, isso tem que passar por uma discussão dentro da federação. Sem essa discussão, fica inviável qualquer candidatura em nome da federação”, disse o porta-voz estadual da Rede.
Segundo ele, o partido na Bahia passa por uma reestruturação e tem objetivos claros para as eleições de 2026. “A Rede está com uma nova roupagem, uma nova configuração. Nós estamos preocupados em disputar e eleger um deputado na Câmara dos Deputados e outro na Assembleia Legislativa”, afirmou.
Marcelo também enfatizou que as decisões internas da legenda serão tomadas de forma coletiva. “As nossas decisões serão tomadas com bastante consciência, ouvindo a base, ouvindo aqueles que tiveram votos na eleição passada, ouvindo os principais pré-candidatos e os deputados que estão vindo para o partido”.
Ele ainda afirmou que defende a manutenção da federação, mas deixa claro que a unidade só será possível com diálogo e respeito à autonomia partidária. “Nós prezamos pela manutenção da federação, esperamos que ela seja mantida para o próximo pleito. Mas, nesse momento, é impossível que um partido federado fale em nome da Rede. Se for lançada uma candidatura pela federação, vai ter que haver composição. A Rede na Bahia não vai mais ser levada a reboque de nenhuma outra legenda”, finalizou Marcelo Carvalho.
