Professores de Salvador podem encerrar greve na próxima semana
Por Reinaldo Oliveira/Política Livre
04/07/2025 às 17:05
Foto: Divulgação/APLB

Com 60 dias de greve completados nesta sexta-feira (4), os professores da rede municipal de Salvador podem retornar às salas de aula na próxima semana. De acordo com uma fonte da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), que preferiu não se identificar, com o fim do recesso junino, os professores pretendem reavaliar detalhadamente a proposta apresentada pelo Executivo no último dia 17 de junho, rejeitada pela categoria em assembleia no dia seguinte.
Na próxima segunda-feira (7), a APLB promoverá um seminário para esclarecer aos professores os detalhes da proposta apresentada pela Prefeitura. Já na terça-feira (8), uma nova assembleia será realizada para decidir sobre a continuidade ou o fim da paralisação.
A proposta, fruto de uma negociação entre a Prefeitura e a direção da APLB, prevê avanços em algumas pautas da categoria, como a realização de concurso público ainda este ano, reajustes em gratificações, pagamento de retroativos e climatização das salas de aula até dezembro de 2025.
Também estão previstas a devolução dos valores descontados dos salários durante a greve e o cancelamento das faltas, mediante reposição das aulas. Apesar das concessões, na última assembleia, os trabalhadores consideraram que a proposta não atendia de forma satisfatória às principais reivindicações da categoria, sobretudo no que diz respeito à recomposição salarial e à valorização profissional.
