/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Programa Voa Brasil faz um ano em meio a baixa adesão e venda de apenas 1,5% das passagens disponíveis

Programa Voa Brasil faz um ano em meio a baixa adesão e venda de apenas 1,5% das passagens disponíveis

Por Juliano Gianotto/Folhapress

28/07/2025 às 16:45

Atualizado em 28/07/2025 às 16:59

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Aeroporto Internacional de Brasília

Lançado há um ano pelo MPor (Ministério de Portos e Aeroportos), o Programa Voa Brasil disponibilizou cerca de 45 mil reservas de passagens de até R$ 200 para aposentados do INSS até a última quinta-feira (24). Esse número seria suficiente para lotar mais de 344 aeronaves com os beneficiados, movimentando 87 aeroportos em todos os estados.

No entanto, esse número representa apenas 1,5% das 3 milhões de passagens que o governo disponibilizou inicialmente no programa, mostrando baixa adesão por parte dos beneficiados.

O Voa Brasil foi lançado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do MPor em parceria com as companhias aéreas, que se comprometeram a disponibilizar passagens no site gov.br/voabrasil durante o primeiro ano do programa. A ideia era ofertar passagens ociosas e em baixa temporada para dar acesso a aposentados que não haviam viajado nos últimos 12 meses.

"O programa dá oportunidade a este grupo de brasileiros de ter acesso ao transporte aéreo nacional e isso é muito positivo", avalia Tomé Franca, secretário de Aviação Civil e ministro em exercício. "O Voa Brasil resgata a autoestima do aposentado, dá a possibilidade de fazer uma primeira viagem de avião ou mesmo de rever parentes que não via há anos".

Os destinos mais procurados nestes 12 meses de programa são São Paulo (12.771 passageiros), Rio de Janeiro (3.673), Recife (3.509), Brasília (3.000), Fortaleza (2.843), Salvador (2.601), João Pessoa (1.587), Maceió (1.507), Belo Horizonte (1.254) e Natal (1.150).

As regiões Sudeste e Nordeste concentraram, respectivamente, 43 e 40% do total de reservas efetuadas desde o início do programa. A terceira região mais procurada pelos aposentados foi o Centro-Oeste (8%), seguida pelo Sul (5%) e pelo Norte (3%).

No total, foram 510 trechos diferentes procurados pelos aposentados, sendo os mais movimentados entre a capital paulista e as capitais nordestinas, Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa (ida e volta). Há trechos de longa distância, como Porto Alegre/Recife ou São Paulo/Fernando de Noronha (quatro horas de voo), e trechos curtos, como a ponte aérea Rio/São Paulo ou dentro do mesmo estado, como Salvador/Porto Seguro.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.