/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Senadora Tereza Cristina diz que Lei de Reciprocidade deve ser o 'último recurso'

Senadora Tereza Cristina diz que Lei de Reciprocidade deve ser o 'último recurso'

Por Thaísa Oliveira/Folhapress

15/07/2025 às 15:30

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Arquivo

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da bancada ruralista e ex-ministra da Agricultura

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da bancada ruralista e ex-ministra da Agricultura, afirmou nesta terça-feira (15) que a Lei de Reciprocidade relatada por ela deve ser "o último recurso" contra a sobretaxa anunciada pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

A senadora disse que a lei foi pensada como ferramenta de defesa, e não de confronto. Tereza pediu ainda diplomacia e diálogo, uma vez que a reação brasileira, com a aplicação de sobretaxa aos produtos importados dos Estados Unidos, geraria um jogo de perde-perde.

"[A lei] é uma ferramenta de defesa e não de confronto. E ela deve ser usada com responsabilidade como último recurso, quando todos os caminhos diplomáticos forem esgotados", disse.

"Nesse caso com os Estados Unidos ainda há espaço para entendimento; temos 15 dias para sentarmos na mesa, dialogarmos, colocando o jogo de perde-perde que serão essas tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros e se nós também formos colocar sobre os produtos que importamos."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica nesta segunda-feira (14), em reação ao anúncio do presidente americano, Donald Trump, contra os produtos do Brasil a partir de 1º de agosto.

O decreto prevê que o alvo da reciprocidade seja comunicado pelos canais diplomáticos em cada fase do processo, o que garante que a negociação seja mantida constantemente entre os países —e serve até mesmo como uma forma de pressão para evitar qualquer tipo de retaliação.

O ministro Rui Costa (Casa Civil) afirmou nesta segunda que o decreto, assim como a norma aprovada pelo Congresso, autoriza o Executivo a adotar instrumentos para "proteção do país quando medidas extemporâneas e extraordinárias forem adotadas de forma unilateral por outros países".

Na quarta-feira (9), Trump publicou nas redes sociais uma carta endereçada a Lula na qual vincula as tarifas de 50% a qualquer produto brasileiro ao tratamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está tendo do Judiciário brasileiro.

Assim como outros bolsonaristas, a ex-ministra da Agricultura também criticou o governo brasileiro. Segundo ela, o presidente Lula "errou muito no protagonismo" do Brics, grupo que reúne, entre outros países, Rússia, Índia e China.

"Quando fala de uma segunda moeda interblocos, enfim, é o posicionamento político totalmente equivocado. Mas nós agora como brasileiros precisamos trabalhar em conjunto, unidos, para que possamos minimizar esse desastre que serão essas tarifas", disse a senadora.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.