TCE/BA leva projeto de educação pública ao Subúrbio Ferroviário
Por Redação
24/07/2025 às 16:30
Atualizado em 24/07/2025 às 16:37
Foto: Divulgação

As inscrições para a 5ª edição do projeto “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada” estão abertas até esta sexta-feira (25). A iniciativa dos Tribunais de Contas do Estado (TCE/BA) e dos Municípios (TCM/BA) conta com o apoio de diversas instituições do sistema de Justiça e da administração pública. O evento será realizado na próxima quinta-feira (31), no Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, e promete, segundo o TCE, mobilizar a comunidade escolar em defesa da educação pública na Bahia.
Com foco em formação técnica, articulação institucional e participação cidadã, o projeto reunirá, das 8h às 17h, gestores municipais, professores, conselheiros da educação, movimentos sociais, estudantes, comunidade acadêmica e representantes dos órgãos de controle.
De acordo com o TCE/BA, um vídeo institucional foi gravado no colégio que sediará o evento e tem como protagonistas os estudantes da escola, que assumem o papel de anfitriões utilizando uma linguagem inspirada no hip hop – ritmo que traduz a vivência, os desafios e as potências da juventude periférica.
Serão oferecidos 11 minicursos presenciais abordando os principais desafios da educação pública: financiamento, planejamento orçamentário, inclusão, combate ao racismo, uso de dados para decisões, compras da agricultura familiar via PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), entre outros. Haverá também atendimento técnico virtual do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), orientações práticas do Ministério Público de Contas (MPC) e, pela primeira vez, um balcão da Ouvidoria do TCE/BA, com escuta direta da população.
