/

Home

/

Noticias

/

Justiça

/

TJ-BA lança campanha “Justiça e Sustentabilidade andam juntas” para sensibilizar sobre a redução de emissão dos gases do efeito estufa

TJ-BA lança campanha “Justiça e Sustentabilidade andam juntas” para sensibilizar sobre a redução de emissão dos gases do efeito estufa

Por Redação

14/07/2025 às 08:19

Foto: Divulgação

Os moradores de Salvador, desde sábado, já podem apreciar os 10 outdoors espalhados por toda a cidade sobre o tema

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa (GEE), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou, neste sábado (12), a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade andam juntas”. Os moradores de Salvador, desde sábado, já podem apreciar os 10 outdoors espalhados por toda a cidade sobre o tema.

A ação “Justiça e Sustentabilidade andam juntas” está alinhada com a Diretriz de número 13 da presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Resende, que busca assegurar adotar práticas de eficiência energética, reduzindo a emissão de poluentes e promovendo a sustentabilidade ambiental. Também está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e com o Programa Justiça Carbono Zero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Também compõem a ação: spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a Internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.

O conceito das peças traduz, de forma clara e acessível, a mensagem central da campanha: o TJ-BA entende que fazer justiça vai além da atuação nos processos jurídicos, também envolve cuidar do meio ambiente e da sociedade de forma responsável e ética.

A cor verde das peças publicitárias faz alusão a florestas; e uma mão segurando o globo terrestre rodeado por vegetação lembra que as práticas sustentáveis constituem um papel de todos.

A campanha apresenta as diversas ações do TJBA, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, entre elas o projeto de hortas (que resulta na doação de alimentos para instituições sem fins lucrativos), a instalação de 40 usinas solares e a realização de coleta seletiva. Tudo feito com a intenção de contribuir para a neutralidade de carbono até 2030.

A redução das emissões de GEE proporciona benefícios, tais como: melhoria da qualidade de vida, contribuição para a estabilidade do clima, preservação da biodiversidade e promoção de economias sustentáveis.

O TJ-BA alcançou um marco histórico no cenário do Judiciário brasileiro. Pela primeira vez, a Corte baiana conquistou o 1º lugar entre os Tribunais Estaduais de Grande Porte no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), elaborado pelo CNJ. O resultado foi divulgado no dia 30 de junho, durante o lançamento do 9º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, Ano-base 2024.

Além do protagonismo entre os Tribunais de grande porte, o TJ-BA subiu sete posições em relação a 2023, saindo do 11º para o 4º lugar no ranking geral nacional, alcançando 74,5 pontos, uma evolução em relação ao ano anterior, quando pontuou 72,5. O Tribunal, também, obteve a melhor colocação entre todos os tribunais do Nordeste, consolidando-se como referência em governança socioambiental no Judiciário brasileiro.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.