Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
TRE-BA afasta juiz eleitoral de Simões Filho por morosidade e falta de compromisso funcional
TRE-BA afasta juiz eleitoral de Simões Filho por morosidade e falta de compromisso funcional
Por Política Livre
08/07/2025 às 08:00
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou o afastamento cautelar do juiz eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, em Simões Filho, nesta segunda-feira (7). O magistrado afastado é Gustavo Rubens Hungria, exonerado de suas funções diante da constatação de morosidade no andamento de processos e descumprimento de prerrogativas do cargo.
A resolução foi aprovada pelo presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, juntamente com o corregedor regional, desembargador Maurício Kertzman Szporer, e teve como base registros oficiais do Tribunal de Justiça Eleitoral. Conforme o relatório do tribunal, Hungria deixou de praticar atos essenciais em pelo menos 246 processos, incluindo duas ações eleitorais de alta relevância — uma por abuso do poder político e outra por possível infração à cota de gênero — ambas paradas desde janeiro de 2025.
Para garantir o regular andamento das ações, o TRE-BA designou o juiz Leonardo Carvalho Tenório de Albuquerque, da 1ª Vara do Juizado Especial de Simões Filho, para exercer a função de forma interina. A decisão tem caráter preventivo e não deve ser interpretada como punição definitiva. O magistrado afastado poderá ainda apresentar sua defesa no processo administrativo disciplinar instaurado contra ele.
