Home
/
Noticias
/
Bahia
/
UPB fecha trimestre com equilíbrio financeiro e celebra avanços no apoio aos municípios
UPB fecha trimestre com equilíbrio financeiro e celebra avanços no apoio aos municípios
Por Redação
30/07/2025 às 18:30
Foto: Divulgação

A União dos Municípios da Bahia (UPB) apresentou, nesta terça-feira (29), durante a Reunião Trimestral de Prestação de Contas, um resultado financeiro positivo que reforça o compromisso da atual gestão com a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos. O encontro, que reuniu a Diretoria Executiva, Operacionais, Regionais e o Conselho Fiscal apresentou a prestação de contas detalhada onde demonstrou o equilíbrio em caixa e investimentos, no último trimestre, no valor de R$ 468.266,00 na estrutura física e aquisição de equipamentos, refletindo a responsabilidade na gestão e o foco em resultados.
Além dos números, o presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, celebrou o fortalecimento institucional da entidade. “Nós tivemos 95% de participação da diretoria nessa reunião, com discussão de alto nível. Estamos preparados para defender os municípios baianos e mostrar, com transparência, o trabalho que está sendo feito com eficiência e uso da tecnologia”, afirmou Cardoso.
Durante o encontro, também foram aprovados por unanimidade pela diretoria o regimento interno, o plano de cargos e salários, o ajuste de quadro de pessoal e a prestação de contas.
Entre os principais avanços do trimestre (abril a junho), foram destacados:
156 projetos de Engenharia e Arquitetura elaborados, gerando economia de R$ 971.105 aos municípios;
1.513 atendimentos diretos a gestores municipais;
257 servidores municipais capacitados em temas relevantes da gestão pública;
Apoio a 92 prefeituras na gestão de recursos federais;
Participação na viabilização de operações de crédito em 14 municípios;
2.559 visitas técnicas de representantes municipais à sede da UPB, além de 618 visitas de prefeitos e prefeitas;
303 atendimentos jurídicos realizados
Wilson Cardoso também apresentou novas propostas para ampliar a estrutura da UPB, incluindo a reforma do auditório e o desenvolvimento de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, voltada ao atendimento mais ágil e eficiente às prefeituras.
Outros temas estratégicos discutidos na reunião foram a educação, os serviços prestados por empresas como Coelba e Embasa, e as medidas de enfrentamento à seca, com foco em articular soluções em conjunto com os municípios.
