/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Após análise usando drones, PF teme que Bolsonaro pule muro de vizinho e fuja de condomínio

Após análise usando drones, PF teme que Bolsonaro pule muro de vizinho e fuja de condomínio

Por Mônica Bergamo/Folhapress

29/08/2025 às 19:30

Atualizado em 29/08/2025 às 19:30

Foto: Ton Molina/STF/Arquivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

A Polícia Federal fez um estudo do condomínio de Jair Bolsonaro com base em imagens aéreas feitas por drones e concluiu que o ex-presidente pode pular com facilidade o muro de um vizinho e sair escondido dentro de um carro rumo à embaixada dos EUA, onde pediria asilo.

De acordo com croquis feitos com base nestas imagens, a casa de Bolsonaro tem dois vizinhos laterais e três vizinhos na parte de trás da residência, onde fica o jardim.

Os policiais que fazem vigilância na parte de fora da casa conseguiriam ver com facilidade qualquer tentativa do ex-mandatário de saltar os muros das casas laterais.

Caso ele decida pular os muros dos fundos, no entanto, ficaria fora da visão da segurança.

Uma vez na casa de algum vizinho, Bolsonaro poderia entrar em um carro, se abaixar dentro dele e sair escondido pela portaria já que os automóveis não estão sendo revistados. O uso da tornozeleira eletrônica também não preveniria a fuga pois a sede da diplomacia norte-americana fica a dez minutos do condomínio.

Quando os que monitoram os movimentos do ex-presidente percebessem o deslocamento, ele já teria chegado e se abrigado na embaixada.

Na opinião de agentes da PF, isso justifica o pedido da corporação de manter uma equipe de policiais dentro da casa de Bolsonaro 24 horas por dia.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, encaminhou a sugestão ao ministro Alexandre de Moraes na terça (26). No ofício enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), o chefe da PF disse que esta é a melhor forma de garantir que Bolsonaro não tentará fugir às vésperas de seu julgamento pela trama golpista.

A PGR (Procuradoria-Geral da República), no entanto, se manifestou nesta sexta-feira (29) contra o pedido. necessidade de manter policiais dentro da casa de Jair Bolsonaro (PL), como havia pedido a Polícia Federal.

Embora reconheça o risco de fuga, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acredita que a prisão domiciliar e a vigilância na área externa do imóvel são suficientes para evitar que Bolsonaro escape. "Observo que não se aponta situação crítica de segurança no interior da casa", afirma o documento enviado ao STF por Gonet.

A PF decidiu pedir maior vigilância depois que o íder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), enviou ofício ao órgão dizendo ter recebido informações sobre um plano de fuga de Bolsonaro.

Leia também: PGR se posiciona contra presença de policiais dentro da casa de Bolsonaro

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.