Arthur Maia vai comandar federação entre União Brasil e PP na Bahia
Por Redação
20/08/2025 às 13:37
Foto: Divulgação/Arquivo

O deputado federal Arthur Oliveira Maia, do União Brasil, será o presidente, na Bahia, da federação formada entre o partido e PP. A informação foi apurada pelo Política Livre junto a fontes das duas legendas.
A indicação de Maia foi uma escolha do vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. O objetivo, segundo interlocutores, é que o deputado, por ter um perfil considerado mais independente e amplo, conduza as tratativas para as eleições de 2026 junto às lideranças do PP e demais legendas.
Parte significativa do PP baiano, incluindo o presidente estadual da legenda, deputado federal Mário Negromonte Júnior, e os deputados estaduais, se posicionou contra a federação. Além disso, a maioria dos prefeitos pepistas está na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), a exemplo da bancada da sigla na Assembleia.
Antes, o nome tido como favorito para assumir o comando da federação era o do deputado federal Paulo Azi, que seguirá na presidência estadual do União Brasil. Entretanto, o próprio ACM Neto considerou que essa escolha poderia dificultar a ampliação das articulações mirando 2026, inclusive com o PP. Lideranças do União Brasil até costumam brincar dizendo que Azi e Neto são, na prática, a mesma pessoa.
Já Arthur Maia começou a trajetória política como adversário do carlismo na Bahia, quando era deputado estadual e se colocava como ferrenho adversário do avô de Neto, o falecido Antonio Carlos Magalhães.
O comando da "superfederação" na Bahia ficará com o União Brasil pelo fato de o partido ter mais deputados federais, além de ACM Neto ser vice-presidente nacional da legenda. Isso estava definido desde o anúncio do "casamento", em abril deste ano. Ou seja, a união tirou o PP do "colo" de Jerônimo.
