/

Home

/

Noticias

/

Economia

/

Confiança dos empresários baianos melhora ligeiramente em julho

Confiança dos empresários baianos melhora ligeiramente em julho

Por Redação

04/08/2025 às 11:39

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano melhorou

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -133 pontos em julho, numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – indicando, assim, um cenário de Pessimismo Moderado (intervalo de -250 pontos a zero ponto). Trata-se da 18ª pontuação abaixo de zero em sequência, mas se configura como o segundo maior patamar do ano.

No mês, ao registrar -133 pontos, o ICEB indicou aumento da confiança em relação a junho (quando o indicador marcou -135 pontos). A alta leve em comparação ao mês imediatamente antecedente, de apenas 2 pontos, foi insuficiente para suplantar a queda captada em junho (recuo de 8 pontos). No entanto, conforme Luiz Fernando Lobo, especialista em produção de informações da SEI, “mesmo que ínfimo, o aumento recente se mostra importante ao não contribuir com um movimento descendente, já que o mês antecedente havia registrado queda da confiança empresarial”.

A ligeira alta da confiança de junho a julho não aconteceu de forma generalizada, visto que dois dos quatro grupamentos expressaram retrocesso: Agropecuária e Indústria. Entre os setores, o de Comércio apresentou a maior expansão e o de Indústria registrou a maior queda.

Em julho, nenhum dos quatro setores assinalou pontuação superior a zero. Os resultados foram: Agropecuária, -90 pontos; Indústria, -178 pontos; Serviços, -130 pontos; e Comércio, -94 pontos. Enquanto o segmento de Agropecuária foi o de maior pontuação pela terceira vez consecutiva, a atividade de Indústria registrou o menor nível de confiança.

Além do mais, do conjunto avaliado de assuntos, os temas crédito, situação financeira e juros foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis PIB nacional, PIB estadual e exportação apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.

Ainda segundo Lobo, “vale destacar que, mesmo sem qualquer aumento expressivo na margem e com oscilações ao longo do ano, a percepção do empresariado baiano quanto ao futuro vem melhorando em 2025, já que o saldo líquido do ICEB no intervalo de janeiro a julho se mostra positivo”.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.