/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Flávio Dino evita embate com Eduardo Bolsonaro e reforça papel do Supremo durante homenagem na Bahia

Flávio Dino evita embate com Eduardo Bolsonaro e reforça papel do Supremo durante homenagem na Bahia

Por Política Livre

22/08/2025 às 10:40

Foto: Carine Andrade / Política Livre

Ministro do STF, Flávio Dino

Durante a cerimônia em que recebeu o título de cidadão baiano, nesta sexta-feira (22), em Salvador, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino preferiu não responder diretamente às críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Um dia antes, o parlamentar havia usado as redes sociais para chamá-lo de “comunista old school” e comparado suas decisões às de Fidel Castro em 1959.

Questionado sobre o ataque, Dino destacou que, ao assumir a magistratura, abriu mão da atuação política e não cabe a ele travar embates dessa natureza. “Quando eu renuncio à participação na política e visto a toga de magistrado, eu renuncio também à possibilidade de fazer debate político. Ainda mais porque esse senhor é réu no Supremo e investigado no Supremo, o que significa dizer que em algum momento pode ser que eu venha a julgá-lo. Então eu realmente não posso responder, porque seria deixar uma atitude profissional ética”, afirmou.

O ministro frisou que o debate político deve permanecer no campo dos políticos. No entanto, reforçou que o Supremo Tribunal Federal não pode abrir mão de sua função constitucional, mesmo diante de pressões externas.

“O Supremo não pode renunciar ao seu papel de julgar as questões que lhe são apresentadas. Isso significa dizer que não podemos julgar de qualquer jeito, mas também que não podemos ceder a coações, chantagens ou ameaças, porque senão deixaríamos de ser Poder Judiciário”, declarou.

Segundo Dino, a atuação do tribunal precisa manter serenidade, respeito à ampla defesa e isenção, independentemente da insatisfação de grupos políticos ou econômicos com determinadas decisões. “Sempre haverá pessoas poderosas que estarão descontentes de alguma maneira. Mas o Poder Judiciário não pode se guiar por isso”, ressaltou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.