Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Gilmar brinca sobre não poder participar de debates nos EUA após sanção de Trump
Gilmar brinca sobre não poder participar de debates nos EUA após sanção de Trump
Por Folhapress
06/08/2025 às 22:00
Foto: Antonio Augusto/ STF/Arquivo

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), brincou nesta quarta-feira (6) sobre a revogação dos vistos dele, de Alexandre de Moraes, parentes e aliados dele para os Estados Unidos. Segundo ele, a corte tem enfrentado desafios institucionais, mas a história contada pelo mundo, com exceção de eventos é da vitória da democracia.
"O ministro Barroso falou dos desafios que temos tido e nós temos falado sobre os nossos desafios institucionais aqui e alhures. Eu já tive oportunidade de dizer que poderia estar contando em Roma, em Paris, em Lisboa. Agora não em Washington, não é? Ou na Brazil Conference... Poderíamos estar contando a história da derrota do Estado de Direito, mas no momento nós temos estado nesses ambientes contando a consagração, a vitória, a atuação da jurisdição profissional de proteção da democracia", disse.
O decano da corte lançou o livro "Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade" na Biblioteca do STF.
O governo Donald Trump anunciou em 18 de julho a proibição da entrada nos Estados Unidos.
A punição ocorre após o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ter feito um périplo por Washington em busca de punições ao ministro do STF nos últimos meses.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em rede social. "Ordenei a revogação de visto para Moraes e seus aliados na corte, assim como para familiares diretos, imediatamente", disse.
