Governo lançará campanha para ampliar inclusão digital na Amazônia
Por Mônica Bergamo, Folhapress
01/08/2025 às 17:11
Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação/Arquivo

O governo federal vai lançar na próxima terça-feira (5) a campanha "Amazônia Mais Digital e Menos Desigual", durante reunião do Conselhão, em Brasília, com a presença do presidente Lula (PT) e de ministros do governo.
Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e pela empresa de reciclagem de hardware ReUrbi Socioambiental, a iniciativa busca promover o letramento digital, a geração de renda e a sustentabilidade por meio da reutilização de equipamentos de tecnologia da informação.
A proposta é usar a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, por meio da doação de equipamentos recondicionados, suporte a ONGs da região e capacitação profissional via a plataforma "Rhtech", mantida pela ABES.
"Acreditamos que a floresta em pé depende de pessoas em pé, com dignidade, acesso à informação e oportunidades reais", afirma Rodolfo Fücher, conselheiro da ABES e um dos líderes da ação.
Já Ronaldo Stabile, fundador da ReUrbi, reforça que a mobilização oferece uma resposta concreta aos desafios ambientais: "Estamos diante de uma oportunidade única de mostrar, no contexto da COP30, que a inclusão digital é peça-chave na preservação ambiental".
A campanha segue os moldes da Mobilização para a Redução da Desigualdade, iniciada em 2021 com os mesmos parceiros, e permitirá que empresas públicas e privadas doem equipamentos como notebooks, desktops e impressoras. A ReUrbi cuidará do recondicionamento e da logística reversa, gerando recursos para projetos sociais.
"Estima-se que 30% dos 23 milhões de quilos de equipamentos de TI descartados por empresas brasileiras por ano possam ser reaproveitados. Cada tonelada reciclada evita a emissão de 1,9 tonelada de gases de efeito estufa", diz Andriei Gutierrez, presidente da ABES. Segundo ele, a iniciativa está alinhada a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organizações das Nações Unidas (ONU).
Durante a cerimônia de lançamento, também estão previstas falas de representantes do governo e de comunidades ribeirinhas da Amazônia, que serão diretamente beneficiadas com a iniciativa.
Empresas interessadas em doar equipamentos ou apoiar os projetos de inclusão digital já podem se cadastrar pela página oficial da mobilização. Instituições da Amazônia Legal que atuam com educação e tecnologia também poderão se inscrever para receber os itens.
