Governo Lula adotará novo slogan 'do lado do povo brasileiro'
Por Victoria Azevedo, Folhapress
26/08/2025 às 14:38
Atualizado em 26/08/2025 às 14:54
Foto: Divulgação/PR

O governo Lula (PT) adotará um novo slogan para a sua administração, em substituição ao "União e Reconstrução", usado desde o começo do mandato Lula 3, em janeiro de 2023. O novo mote será "do lado do povo brasileiro", segundo três auxiliares do presidente da República.
A ideia é reforçar a defesa da soberania brasileira, que vem sendo tratada pela gestão petista em meio à ofensiva do governo Donald Trump contra o país com a imposição da sobretaxa de 50% a produtos brasileiros e sanções a autoridades.
A frase "Governo do Brasil - do lado do povo brasileiro" foi idealizada pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência, Sidônio Palmeira, e apresentada aos demais colegas da Esplanada em reunião ministerial nesta terça-feira (26). Segundo relatos, também foi apresentado uma peça publicitária que tratava desse novo slogan no encontro, que deve ser divulgada neste domingo (31).
Um ministro diz que a ideia desse novo slogan é explorar que o governo petista tem lado: o da defesa do povo brasileiro, do Brasil, da sua soberania e da justiça tributária.
O novo mote vai substituir o "União e Reconstrução", que foi usado originalmente para passar a ideia de união do país após um processo eleitoral acirrado, e de "reconstrução" do país após a gestão Jair Bolsonaro (PL).
Na reunião ministerial desta terça, o presidente da República e a maioria dos ministros usaram um boné com a frase nacionalista "O Brasil é dos brasileiros".
Em sua fala no começo da reunião, Lula reforçou esse tom de defesa da soberania, elogiou ministros na condução das negociações sobre o tarifaço e voltou a criticar a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.
