Haddad pedirá novo visto aos EUA em meio a conflito com Trump
Por Mônica Bergamo/Folhapress
29/08/2025 às 06:52
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) vai pedir um novo visto para os EUA. O anterior venceu em maio, e ele agora precisa de uma nova autorização para entrar no país, onde pretende participar de eventos internacionais.
Haddad deve participar em setembro da Semana do Clima de Nova York, que reúne líderes globais dos setores empresariais, de governo e da sociedade civil. Em outubro, ele agendou viagem para o encontro anual do FMI e do Banco Mundial em Washington.
O visto dele, no entanto, está vencido, e por isso é necessário pedir uma renovação. Pelo protocolo, uma nota verbal tem que ser entregue na embaixada dos EUA junto com um formulário com dados pessoais, quatro fotos e o passaporte oficial. O encaminhamento é feito pelo Ministério das Relações Exteriores.
O pedido será mais um teste diplomático em meio à crise criada pelo governo de Donald Trump contra o Brasil. Por causa dela, os EUA já suspenderam vistos de sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da família do ministro da Saúde, Alexandre Padilha —inclusive de sua filha de dez anos. A, digamos, punição ocorreu porque ele participou da criação do programa Mais Médicos no Brasil.
O visto do próprio Padilha tinha vencido em 2024. Na semana passada, ele também pediu um novo visto, já que foi convidado para a Assembleia da ONU, que ocorre a partir de 23 de setembro em Nova York, e também para a Organização Pan-Americana de Saúde, no dia 29 do mesmo mês, em Washington.
