/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

'Imagem de prisão de empresário sem algemas reacende debate sobre desigualdade no tratamento policial no país', diz Suíca

'Imagem de prisão de empresário sem algemas reacende debate sobre desigualdade no tratamento policial no país', diz Suíca

Por Redação

14/08/2025 às 13:05

Atualizado em 14/08/2025 às 15:40

Foto: Divulgação/Arquivo

Ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT)

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) e a direção do SindilimpBA reacenderam o debate sobre desigualdade no tratamento policial no país. O último caso mostra um empresário suspeito de homicídio sendo conduzido à prisão sem algemas e com o rosto parcialmente coberto. A imagem do empresário René da Silva Nogueira Junior, 47 anos, suspeito de assassinar o gari Laudemir de Souza Fernandes, 44 anos, em Belo Horizonte, chamou a atenção do SindilimpBA e de Suíca em meio ao crescimento da violência no Brasil.

"Imagem de prisão de empresário sem algemas reacende debate sobre desigualdade no tratamento policial no país", diz Suíca. Para muitos, a imagem simboliza o contraste na aplicação da lei entre ricos e pobres.

“Se fosse um gari tirando a vida de um empresário, a reação policial provavelmente seria violenta, com algemas, exposição e até agressões”, apontam as críticas divulgadas por representantes sindicais. O SindilimpBA endossa que, "enquanto a categoria luta por reconhecimento no Congresso, com aprovação de projeto, aparece um assassino para piorar tudo".

O caso ganhou mais repercussão após vir à tona que a arma usada no crime pertencia à esposa do suspeito, que é delegada da Polícia Civil. Durante a abordagem, o empresário negou envolvimento no crime, mas o fato envolvendo a arma aumentou ainda mais os questionamentos sobre possível favorecimento e sobre até que ponto o poder econômico pode influenciar a forma como a justiça é aplicada.

O SindilimpBA e Luiz Carlos Suíca destacaram "a importância de refletir sobre a igualdade no tratamento de pessoas diante da lei, independentemente de sua origem social ou profissão". Ambos cobram a prisão da delegada de Polícia Civil, que seria proprietária da arma que matou o gari em Minas Gerais. "Se a arma é dela, ela precisa explicar porque estava com o marido. É uma servidora pública. Tem responsabilidade e deve ser presa também", completa Suíca.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.