José Rocha defende que União Brasil e PP entreguem cargos no governo Lula
Por Política Livre
26/08/2025 às 17:15
Atualizado em 26/08/2025 às 17:16
Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal José Rocha, do União Brasil, defendeu que a federação formada pelo partido com o PP entregue os cargos que possuem no governo do presidente Lula (PT), inclusive os quatro ministérios que ainda ocupam na Esplanada. Para o parlamentar, que é aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), não faz sentido manter cargos em uma gestão da qual as siglas não farão parte no processo sucessório de 2026.
“Sou favorável que entregue. Porque nós não vamos ficar com o governo na sucessão, em 2026. Não tem por que ficar com cargo”, afirmou o parlamentar em conversa com este Política Livre. Ele acrescentou que essa é uma posição já consolidada entre os correligionários, inclusive o deputado Elmar Nascimento (União), que já chegou a defender o apoio da legenda à reeleição de Lula.
O União Brasil tem hoje três ministérios: Turismo (Celso Sabino), Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Goés) e Comunicações (Frederico Siqueira). Já o PP detém uma pasta: Esportes (André Fufuca).
Na primeira convenção da federação, ocorrida na semana passada, em Brasília, algumas das principais lideranças nacionais das duas siglas defenderam o desembarque do governo, a exemplo de ACM Neto e do presidente nacional do ninho pepista, senador Ciro Nogueira (PI). Outras, no entanto, pregam o oposto, como é o caso do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), aliado do Palácio do Planalto.
