/

Home

/

Noticias

/

Interior

/

Justiça derruba aumento de IPTU em Santo Antônio de Jesus

Justiça derruba aumento de IPTU em Santo Antônio de Jesus

Por Redação

20/08/2025 às 21:16

Atualizado em 20/08/2025 às 21:16

Foto: Divulgação

Carnê de IPTU de Santo Antônio de Jesus

A Justiça da Bahia declarou inconstitucional a Lei Complementar nº 41/2017, que havia promovido um aumento de até 1.600% no IPTU em Santo Antônio de Jesus. A decisão, assinada pelo juiz Carlos Roberto Silva Júnior, determina que a cobrança volte a seguir os critérios anteriores, de 2017, e que o município devolva aos contribuintes os valores pagos a mais.

Além disso, a Prefeitura foi condenada ao pagamento de honorários advocatícios de 20% sobre o valor da causa. O magistrado também destacou que a lei foi aprovada em regime de urgência, sem debate público e sem participação popular, ferindo princípios constitucionais como capacidade contributiva, razoabilidade e vedação ao confisco.

Segundo a sentença, a lei que reajustou o IPTU foi aprovada em desacordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal e sem a devida transparência.

Apesar da vitória, a Prefeitura ainda pode recorrer. O município tem prazo de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para apresentar recurso. A decisão também cria jurisprudência e pode beneficiar outros contribuintes que se sintam lesados.

Clique aqui e leia a íntegra da decisão judicial

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.