Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Líder do PT apresenta requerimento para criar CPI sobre ligações do PCC com empresas
Líder do PT apresenta requerimento para criar CPI sobre ligações do PCC com empresas
Por Fábio Zanini/Folhapress
28/08/2025 às 19:45
Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), apresentou requerimento para criação de uma CPI para investigar as ligações entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e empresas para lavagem de dinheiro, reveladas pela Operação Carbono Oculto.
Segundo a operação, que teve a participação de Polícia Federal, Receita Federal, Ministério Público e polícia de São Paulo, há suspeitas de conluio da facção com postos de combustíveis, distribuidoras, fintechs e usinas sucro-alcooleiras, entre outras empresas.
"Conforme dados preliminares amplamente divulgados pela imprensa nacional, a investigação revelou que a organização criminosa denominada Primeiro Comando da Capital (PCC) teria movimentado, entre os anos de 2020 e 2024, aproximadamente R$ 52 bilhões", diz o requerimento apresentado pelo deputado.
O líder petista acrescentou que "esse cenário revela um dado alarmante: o crime organizado não atua mais à margem do sistema econômico; pelo contrário, ele se infiltra de maneira estruturada e estratégica no setor produtivo, financeiro e de serviços do país, com potencial para distorcer mercados, fraudar concorrência, capturar recursos públicos, manipular preços e corromper estruturas estatais".
Lindbergh pretende começar a recolher assinaturas nesta sexta-feira (29). Para que a CPI seja criada, é necessário o apoio de 171 deputados.
