Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Lula recebe filho de Vladimir Herzog em Brasília 50 anos após o assassinato de jornalista
Lula recebe filho de Vladimir Herzog em Brasília 50 anos após o assassinato de jornalista
Por Mônica Bergamo/Folhapress
08/08/2025 às 22:00
Atualizado em 08/08/2025 às 22:01
Foto: Ricardo Stuckert/Pr

O presidente Lula (PT) deverá participar do ato inter-religioso que vai lembrar os 50 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog (1937-1975). A cerimônia será realizada em 25 de outubro na Catedral da Sé e homenageará também os familiares de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar.
O engenheiro Ivo Herzog, filho de Vlado, fez o convite pessoalmente para o presidente, na quinta (7). "Foi muito emocionante. O Lula lembrou muito daquela época e o clima de medo que imperava no país. Ele falou que vai fazer o possível para estar com a gente no dia 25", diz Ivo à reportagem.
Também estavam presentes no encontro Paulo Vannuchi, da Comissão Arns, e Rogério Sottili e Glenda Mezarobba, do Instituto Vladimir Herzog. As duas entidades são as organizadoras da cerimônia.
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, vai presidir o evento, que já tem as presenças confirmadas dos cantores João Bosco, Cida Moreira e do Coral Luther King.
A data de realização do ato deve coincidir com a condenação e prisão de Jair Bolsonaro (PL) por liderar uma tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente defendeu a ditadura militar em diversos momentos de sua vida pública.
Diretor de jornalismo da TV Cultura, Vlado foi assassinado no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna) em 25 de outubro de 1975 pela ditadura militar.
Naquele ano, a missa de sétimo dia do jornalista reuniu mais de 8.000 pessoas na Catedral da Sé e se tornou um marco na luta pela democracia.
Na ocasião, o ato ecumênico foi comandado pelos religiosos dom Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel e o pastor James Wright —os três serão homenageados no ato de outubro.
Nesta ano, além de Odilo Scherer, Anita Sue Wright Torres, filha de James, e o rabino Ruben Sternschein também vão participar da cerimônia.
