Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Maioria vê prisão domiciliar de Bolsonaro como justa e cresce percepção de seu envolvimento em tentativa de golpe, aponta Quaest
Maioria vê prisão domiciliar de Bolsonaro como justa e cresce percepção de seu envolvimento em tentativa de golpe, aponta Quaest
Por Redação
26/08/2025 às 09:50
Foto: Reprodução/Arquivo

A pesquisa Genial/Quaest mostra que a maioria dos brasileiros considera justa a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, avalia que ele participou da tentativa de golpe após a eleição de 2022 e que provocou o ministro Alexandre de Moraes ao descumprir medidas cautelares. O grupo de eleitores que não se identifica nem com Lula nem com Bolsonaro teve peso decisivo nesse resultado: 60% deles apoiam a medida, índice superior à média geral. A percepção de envolvimento do ex-presidente na trama golpista também cresceu, passando de 47% em dezembro para 52%. A informação é do jornal "O Globo".
O julgamento de Bolsonaro e de sete aliados, apontados como integrantes do núcleo central da conspiração, está marcado para começar no dia 2 de setembro no STF, com previsão de até cinco sessões. Nos bastidores, estima-se que o voto do relator Alexandre de Moraes seja longo e detalhado, dividido entre análise das provas e definição das penas caso haja condenação. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, reconheceu que o processo traz tensão ao país.
Além disso, a pesquisa revelou que 86% da população tem ciência de que Bolsonaro é julgado por causa da tentativa de golpe. A aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes divide opiniões: 49% a consideram injusta, enquanto 39% veem como justa. Apesar disso, outro levantamento recente mostrou que a defesa de anistia ao ex-presidente e aliados é mal recebida: 61% afirmaram que não votariam em um candidato que defendesse essa pauta.
