Ministro do Turismo se reúne com embaixadores árabes para tratar da COP30
Por Fábio Zanini/Folhapress
11/08/2025 às 11:20
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, vai se reunir nesta terça-feira (12) em Belém com embaixadores de seis países árabes, entre eles Emirados Árabes, Kuwait e Qatar, para discutir temas ligados à COP30.
Um dos pontos a serem debatidos será a situação da hospedagem na cidade, que vive uma crise provocada pela cobrança de preços exorbitantes por alguns hotéis. Participarão também do encontro deputados paraenses.
Na pauta está ainda a prospecção de negócios na área do turismo com países do Golfo Pérsico.
Como mostrou o Painel, Sabino, que é paraense, foi designado por Lula para ajudar na força-tarefa do governo para lidar com as questões logísticas do evento na capital paraense.
Em entrevista na semana passada, ele reconheceu casos de abusos em hospedagens, mas disse que eram localizados e considerou as reclamações de algumas delegações estrangeiras exageradas.
Além disso, na semana que vem, Sabino estará em São Paulo de 21 a 23 de agosto para abrir, ao lado de Lula, o Salão Nacional do Turismo que contará com o "Feirão do Turismo: Conheça o Brasil".
O governo federal colocou como meta superar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros até o fim de 2025. De janeiro a julho, segundo dados da Polícia Federal e do ministério, quase 6 milhões de turistas internacionais vieram ao Brasil.
