/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Não se pode exterminar Gaza por causa de um grupo terrorista, diz senador filho de palestino

Não se pode exterminar Gaza por causa de um grupo terrorista, diz senador filho de palestino

Por Thaísa Oliveira/Folhapress

10/08/2025 às 16:31

Atualizado em 10/08/2025 às 16:33

Foto: Geraldo Magela/Arquivo/Agência Senado

Omar Aziz

Filho de pai palestino, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirma que a existência do grupo terrorista Hamas não justifica o extermínio de uma população inteira e diz que ainda se espanta com a conivência do mundo diante das ações do premiê de Israel, Binyamin Netanyahu.

"Nada que o Hamas fez é de aplaudir. O Hamas é um grupo terrorista, mas você não pode exterminar uma população toda por causa de um grupo terrorista", afirma.

"Ele diz: 'Eu vou ocupar e acabou. Tenho poderio e acabou'. E o mundo ainda cruza os braços, ainda manda armamento toda hora. Eles não se penalizam com criança morrendo de fome em pleno século XXI."

O premiê de Israel organizou uma entrevista coletiva neste domingo (10) para defender a expansão da guerra e a ocupação da Cidade de Gaza. "Dada a recusa do Hamas de abaixar as armas, Israel não tem outra alternativa a não ser terminar o trabalho e derrotar o Hamas", disse.

O anúncio dos planos de ocupar o território chocou ativistas e organizações de direitos humanos que apontam para violações em série ao longo dos 22 meses de guerra. A medida prevê o deslocamento forçado de milhares de palestinos até 7 de outubro.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, afirmou neste domingo que mais cinco pessoas morreram de fome no território, elevando o número de mortos por desnutrição desde o início da guerra a 217, incluindo 100 crianças.

Aziz também critica o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado de Israel. "Por causa de uma pessoa aqui, o Trump sanciona o Brasil, taxa o Brasil em 50%", afirma, em referência à decisão de Trump de sobretaxar os produtos importados brasileiros para pressionar o Judiciário e o governo federal diante da iminente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Enquanto isso, ele [Trump] está lá de braço cruzado, vendo o povo sendo massacrado, humilhado e extinto. Então é esse o mundo em que nós estamos vivendo", diz.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.