Home
/
Noticias
/
Justiça
/
Procurador de Justiça destaca relevância de atuação mais próxima dos cidadãos em curso de formação de novos promotores
Procurador de Justiça destaca relevância de atuação mais próxima dos cidadãos em curso de formação de novos promotores
Por Redação
12/08/2025 às 08:15
Atualizado em 12/08/2025 às 16:18
Foto: Cecom Imprensa

O procurador-geral de Justiça Pedro Maia abriu ontem, dia 11, o Curso de Formação dos Novos Promotores de Justiça da Bahia, que tomaram posse no cargo na sexta-feira, dia 8. A importância da chegada de cada um deles para o fortalecimento da atuação institucional e transformação da realidade social no interior do estado foi destacada pelo PGJ.
"Estejam presentes na comunidade. Não se isolem. Construam pontes, conheçam e vivam o dia a dia das pessoas, da cidade. Aproximem ainda mais a população do Ministério Público", disse.
Aos novos membros da Instituição, Pedro Maia desejou ainda "coragem para poder enfrentar a desigualdade social, visitar as comunidades e ouvir delas quais são as necessidades e como atuar em favor delas".
Também participaram da abertura das atividades as procuradoras-gerais de Justiça Adjunta, Norma Cavalcanti, e Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci; a subcorregedora-geral, procuradora de Justiça Márcia Guedes; a ouvidora, procuradora de Justiça Elna Leite; e o presidente da Associação de Membros do Ministério Público da Bahia (Ampeb), Lucas Velloso. Os promotores de Justiça Substitutos participaram ainda de apresentações sobre as Procuradorias de Justiça Cíveis e Criminais, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Secretaria-Geral.
A programação da primeira semana terá, até sexta, roda de conversa com a Superintendência de Gestão Administrativa, palestras sobre ‘Negociação, Resolutividade e Autocomposição’, com a coordenadora do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), promotora de Justiça Karinny Peixoto; Cibersegurança e alguns pontos relacionados à tecnologia, com o diretor de Tecnologia do MPBA, Yuri Gonzales; e práticas de oratória, com Yang Mendes, sócio-fundador da Eloquence Escola de Oratória. O curso segue com vasta programação durante cinco semanas. Após este período, os 24 promotores de Justiça substitutos serão designados para atuar em comarcas do interior baiano.
