/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Promessa de Lula e Boulos, obra habitacional do MTST sofre atraso em SP

Promessa de Lula e Boulos, obra habitacional do MTST sofre atraso em SP

Por Carlos Petrocilo/Folhapress

14/08/2025 às 07:16

Foto: Leandro Paiva/Arquivo/Divulgação

Guilherme Boulos

Vinte meses depois de o presidente Lula (PT) subir em um palanque ao lado de Guilherme Boulos (PSOL) para lançar um empreendimento habitacional a ser construído em parceria com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) em Itaquera, zona leste de São Paulo, o Copa do Povo ainda está longe de ficar pronto.

Parte do Minha Casa Minha Vida, o residencial, com 2.650 moradias, é dividido em dois módulos, o Copa A, com 2.002 unidades em 12 condomínios, e o Copa B, com 648 apartamentos em três condomínios.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, que financia o empreendimentos, o Copa A ainda está em fase de negociação entre a Associação Esperança de um Novo Milênio, entidade ligada ao MTST, e construtoras. Já o Copa B, diz o banco, está com apenas 28% das obras executadas.

Em dezembro de 2023, o cronograma inicial anunciado por Lula estipulava a conclusão das obras em 24 meses —ou seja, até o final deste ano. O prazo será descumprido.

Na época, Boulos se preparava para disputar eleição para a prefeitura de São Paulo com apoio de Lula, contra o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que acabou reeleito.

Outro lado

O MTST diz em nota que um o lote Copa B encontra-se em obras e dentro do prazo estabelecido em contrato. O movimento mandou fotos de prédios já erguidos, mas que ainda precisam de acabamento, e diz que a entrega ocorrerá no máximo até o primeiro semestre de 2026.

Com relação ao Copa A, ainda não iniciado, o MTST diz que a construtora responsável pelas obras entrou em processo de falência. Esse fato, segundo o movimento, "também atingiu diversos empreendimentos da prefeitura e do governo do estado de São Paulo".

Questionados pelo Painel, a Caixa Econômica Federal, que financia o empreendimentos, e o Ministério das Cidades não informaram se há uma nova previsão para o lançamento.

O residencial Copa do Povo, que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, está sendo erguido em uma área invadida em protesto pelo MTST às vésperas da Copa do Mundo de 2014.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.