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SP lidera patrocínios do ministério de Márcio França, que mira candidatura ao governo

SP lidera patrocínios do ministério de Márcio França, que mira candidatura ao governo

Por Danielle Brant e Mateus Vargas/Folhapress

11/08/2025 às 08:38

Foto: Fábio Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

Márcio França

Eventos em São Paulo receberam, neste ano, cerca de 55% do volume de recursos destinado a patrocínios pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, de Márcio França (PSB), repetindo concentração já registrada no ano anterior, segundo dados do Siga Brasil.

De acordo com dados do portal, neste ano já são R$ 2,034 milhões em contratações de cotas de patrocínio para eventos em cidades paulistas, em um universo de R$ 3,7 milhões. No Ceará, segundo colocado, a soma foi de R$ 970.327 para associações e entidades.

O ministro é apontado como pré-candidato a disputar o governo de São Paulo ou uma das vagas no Senado nas eleições de 2026. Ele foi governador durante oito meses em 2018.

Os R$ 2,034 milhões foram destinados a cotas de eventos de inovação, para mulheres negras, empreendedorismo e inteligência artificial, além de gastronomia e um encontro de cervejeiros artesanais.

Exposições e seminários em Santos e São Vicente, cidade que já foi comandada por ele, receberam R$ 480 mil em patrocínios do ministério.

No ano passado, os patrocínios para eventos no estado de São Paulo totalizaram R$ 718 mil, 35,9% dos quase R$ 2 milhões destinados pelo ministério para essas atividades. Em Pernambuco, segundo maior volume, o total foi de R$ 375 mil.

Outro lado

Procurado, o ministério informou que recebe propostas de todas as regiões do país e que "a maior destinação de recursos a eventos realizados em São Paulo está relacionada ao maior número de propostas apresentadas por instituições sediadas no estado."

"Todas as propostas de patrocínio recebidas pelo Ministério do Empreendedorismo são analisadas por uma comissão técnica, responsável pela verificação da documentação e avaliação das iniciativas conforme critérios definidos pela Instrução Normativa SECOM nº 2/2019", prossegue.

"Em seguida, as propostas são submetidas à análise de conformidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República."

"Ao todo, foram enviadas ao MEMP, 17 solicitações de patrocínios em eventos no estado de São Paulo, sendo 12 aprovados e 5 reprovados", concluiu.

Número de eventos patrocinados por estado

São Paulo – 12

Distrito Federal – 2

Pernambuco - 2

Paraná – 2

Ceará – 2

Rio Grande do Sul – 1

Santa Catarina – 1

Paraíba – 1

Rio Grande do Norte – 1

Bahia – 1

Número de pedidos recusados por estado

São Paulo – 5

Minas Gerais - 2

Piauí – 2

Distrito Federal – 1

Ceará – 1

Goiás – 1

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