/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

STJ analisa se presa que amamenta bebê pode ter redução de pena

STJ analisa se presa que amamenta bebê pode ter redução de pena

Por Fábio Zanini, Folhapress

03/08/2025 às 08:55

Foto: Divulgação/Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

Berço com grade para bebês em cela da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista (SP)

A Terceira Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça) conclui nesta terça-feira (5) o julgamento do pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo para que uma presa que ficou na ala de amamentação da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu cuidando do filho tenha redução da pena.

O caso firmará jurisprudência sobre se o período que a presa passa cuidando dos filhos —amamentando, por exemplo— pode ser considerado trabalho e, com isso, reduzir a pena.

A defesa da mulher argumenta que a amamentação se insere no contexto da economia do cuidado e que, por isso, deve ser considerada para fins de redução da pena, na proporção de 1 dia de remição para cada 3 dias de cuidado.

A Defensoria sustenta que o cuidado materno na prisão deve ser reconhecido como trabalho para fins de redução de pena, por ser uma atividade exaustiva e com valor social e jurídico.

Os advogados citam o artigo 126 da Lei de Execução Penal, que trata da remição de pena por tempo de trabalho ou estudo, e argumentam que o cuidado materno seria uma atividade laboral que contribui para a ressocialização da presa.

O relator do caso é o ministro Sebastião Reis Júnior, que já votou pela concessão do habeas corpus, reconhecendo o direito da presa. O julgamento será retomado com voto do ministro Joel Ilan Paciornik, que pediu vista.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.