Home
/
Noticias
/
Justiça
/
TJ-BA reciclou 28 toneladas de resíduos em 2024; campanha de sustentabilidade reforça avanços do tribunal baiano
TJ-BA reciclou 28 toneladas de resíduos em 2024; campanha de sustentabilidade reforça avanços do tribunal baiano
Por Redação
04/08/2025 às 11:41
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio do Núcleo Socioambiental, presidido pela desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, reciclou 28 toneladas de resíduos no ano de 2024. Alinhada ao plano de descarbonização do TJ-BA, essa iniciativa visa ao reaproveitamento dos materiais descartados, transformando-os em produtos utilizáveis, evitando o desperdício e reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas.
Na capital, todos os fóruns já realizam a coleta seletiva. As Varas descentralizadas com interesse em adotar a prática podem entrar em contato com o Núcleo Socioambiental, a fim de requererem a implantação pela Recicle Já Bahia, projeto da Secretaria de Administração do Estado (Saeb) que promove a coleta seletiva em órgãos públicos.
No interior, as unidades devem buscar suporte da Coordenação das Unidades Descentralizadas (CDESC) que auxilia na aquisição de equipamentos da coleta seletiva e analisa o potencial da destinação dos resíduos para a parceria da Recicle Já Bahia ou por parceria local, com suporte da Diretoria de Serviços Gerais (DSG).
Com o objetivo de sensibilizar, ainda mais, as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa, o Tribunal de Justiça da Bahia trabalha com a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”.
A iniciativa divulga as ações do TJ-BA no ramo da sustentabilidade, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, através de outdoors; spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.
