Home
/
Noticias
/
Salvador
/
1º Encontro de Trancistas em Rede reúne lideranças e fortalece a valorização da categoria em Salvador
1º Encontro de Trancistas em Rede reúne lideranças e fortalece a valorização da categoria em Salvador
Por Redação
02/09/2025 às 08:50
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (1º), a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, participou do 1º Encontro de Trancistas em Rede, realizado no bairro do Costa Azul, em Salvador. O evento, considerado pela parlamentar um marco histórico para a categoria, teve como objetivo valorizar, fortalecer e criar conexões entre as profissionais de tranças, empreendedoras e instituições de apoio.
Reconhecida pela luta em prol da regulamentação da profissão, Ireuda foi responsável por um dos maiores avanços recentes para o setor: a inclusão da atividade de trancista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para ela, a realização do encontro é mais uma vitória no processo de reconhecimento da importância cultural, social e econômica dessas mulheres.
“As tranças são mais do que estética: são cultura, história e resistência. Reconhecer o trabalho das trancistas é reconhecer a luta da mulher negra, que transforma sua arte em fonte de renda, identidade e autoestima. Este encontro marca um novo capítulo dessa caminhada, em que seguimos unidas para garantir mais direitos, oportunidades e respeito”, afirmou a vereadora.
O encontro reuniu nomes importantes do setor, como a coordenadora de projetos e empresária Carla Martins, a trancista e empresária Denise Melo, a empresária e professora Valeria Swan e a empresária e professora Rosângela Rodrigues. As participantes debateram os desafios, conquistas e perspectivas para o futuro da profissão, além de estratégias para consolidar uma rede colaborativa que incentive o empreendedorismo e a valorização da identidade cultural das trancistas.
O evento foi promovido pela Associação Mulheres Notáveis e contou com o apoio do Sebrae, da Incubadora de Mulheres Negras e da marca Reiny Cosméticos, reafirmando o compromisso de diferentes instituições com o fortalecimento do protagonismo feminino e da mulher negra no mercado de trabalho.
