Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Barroso nega que fez defesa de anistia para Bolsonaro e diz que não antecipa voto
Barroso nega que fez defesa de anistia para Bolsonaro e diz que não antecipa voto
Por Mônica Bergamo/Folhapress
04/09/2025 às 09:54
Foto: Antonio Augusto/Arquivo/Ascom/STF

Uma fala do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sobre a possibilidade de anistia aos réus do 8/1 passou a ser usada nas redes sociais por bolsonaristas para turbinar a ideia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode até ser, sim, condenado pela Corte por tentar dar um golpe de Estado no Brasil. Mas, no fim das contas, não será preso graças à aprovação de um perdão pelo Congresso Nacional.
"Não houve julgamento e nem houve condenação. A manifestação de colegas do Supremo sobre isso é por se tratar de uma questão jurídica, não se anistia sem julgar", disse ele na semana passada em Mato Grosso.
"Questões políticas vão ser definidas pelo Congresso. Não estou dizendo que acho bom, nem que acho ruim, nem que deve fazer e nem que não deve", continuou o presidente do STF.
Bastou para que bolsonaristas vissem nas falas uma abertura do STF para a anistia.
Barroso esclarece que não é bem assim.
Em mensagem enviada à coluna, ele diz: "Indagado sobre anistia, em um evento em Mato Grosso, disse que não achava que ela pudesse ser possível antes do julgamento. E que após o julgamento, entendia que essa passava a ser uma matéria para o Congresso".
E segue: "Não defendi a ideia de anistia. E, caso o tema seja judicializado, não emiti opinião sobre como o tribunal se posicionará neste caso. Nunca antecipo voto".
O movimento pela anistia a Bolsonaro avançou nesta semana na Câmara com a adesão de partidos do Centrão. O governador Tarcísio de Freitas desembarcou em Brasília e articulou o apoio do PP, do União Brasil e do Republicanos ao projeto que livra o ex-presidente da prisão.
O STF, no entanto, barraria hoje a proposta já que a maioria de seus ministros afirma que não existe graça, indulto ou anistia para crimes contra a democracia.
