Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Caetano defende estratégia para “reverter a eleição passada” na Região Metropolitana
Caetano defende estratégia para “reverter a eleição passada” na Região Metropolitana
Por Política Livre
06/09/2025 às 16:36
Foto: Carine Andrade/Política Livre

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), marcou presença na posse do novo presidente estadual do PT, Tássio Brito, realizada na tarde deste sábado (6), no Hotel Fiesta, em Salvador, e falou ao Política Livre sobre os rumos da política nacional e baiana, além das articulações para as eleições de 2026.
Caetano comentou as declarações do deputado estadual Júnior Muniz (PT), que recentemente afirmou confiar na “matemática” do prefeito para organizar a base em Camaçari diante do crescimento da disputa por vagas na Assembleia Legislativa. “Veja, a primeira conta que a gente está fazendo é que, na minha opinião, mesmo que eu não saiba fazer conta tão bem assim como diz o Júnior Muniz, penso que nós vamos reeleger Lula presidente do Brasil. Essa é a eleição principal para nós, eleger Lula presidente do Brasil, reeleger para poder Lula dar continuidade àquilo que ele está fazendo, fazendo a transformação do nosso país e governando para aqueles que mais precisam”, afirmou.
O prefeito também destacou a necessidade de consolidar uma estratégia regional. “Obviamente que, quando fui prefeito anteriormente, nós elegíamos dois estaduais a partir de Camaçari. Hoje nós estamos trabalhando para eleger uma cara de estadual e federal também. E aí a gente tem que trabalhar para fazer uma conta boa, não é só fazer a conta, trabalhar uma boa estratégia para poder sair vitorioso. Uma estratégia nossa é trabalhar toda a região metropolitana para que a gente possa, na região metropolitana, reverter a eleição passada, tanto para o governador como para o presidente da República e, consequentemente, eleger representantes da região metropolitana”, ressaltou.
Ao analisar a mudança na direção estadual do PT, Caetano disse acreditar que a chegada de novos nomes oxigena o partido e o prepara para os desafios futuros. “Foi um debate muito bom no PT, mais de proposta, de projeto, de ideias, e foi muito interessante, porque eu acho que o PT cresceu muito, tanto dentro do governo quanto na sua história. Conseguimos botar muita gente nova, tanto na direção estadual como na nacional, e isso oxigena de cara e ajuda muito a enfrentar esse novo momento”, avaliou.
Caetano também chamou atenção para o cenário internacional e para a necessidade de o PT apoiar Lula em sua política externa. “Ainda bem que Lula, como nosso grande representante, não só do Brasil, mas do mundo, fez um enfrentamento muito bem articulado contra o governo dos Estados Unidos, que quer de qualquer forma dominar os outros países. Nós estamos levantando aqui a luta pela soberania, pela nossa total independência, de não se ajoelhar aos pés do governo americano. O Brasil é dos brasileiros”, afirmou.
Por fim, o prefeito fez duras críticas ao atual Congresso Nacional e defendeu uma renovação profunda em 2026. “É muito ruim o Senado e a Câmara, muito ruim, a pior Câmara, o pior Senado da história do Brasil. E nós precisamos mudar essa realidade, aí cabe a cada um de nós. Imagine um bocado de bandido prestes a ser preso, antes de ser preso já tem uma articulação no Congresso Nacional para anistiar esses bandidos? Quer dizer, qual é? Não podemos deixar o povo embarcar nessa. Nós temos que alertar, discutir, conscientizar, ir para a rua e nos manifestar com a população”, concluiu.
Com informações da repórter Carine Andrade.
