Home
/
Noticias
/
Salvador
/
Câmara de Salvador realiza sessão especial em comemoração aos 10 anos da organização Iniciativa Negra
Câmara de Salvador realiza sessão especial em comemoração aos 10 anos da organização Iniciativa Negra
Por Redação
05/09/2025 às 17:30
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Salvador realizou na quinta-feira (4) uma sessão especial em comemoração aos 10 anos da Iniciativa Negra, organização presidida pela vereadora Marta Rodrigues (PT). A celebração contou com intervenções artísticas e importantes debates, conduzidos pelos mestres de cerimônia Má Reputação e Lucas de Matos. O evento marcou a trajetória da organização e trouxe uma programação intensa que uniu arte, música, dança e painéis com a presença de artistas como o coletivo Afrobapho e o ator Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum.
Fundada em 2015, a Iniciativa Negra é reconhecida nacionalmente como a primeira organização negra do país a assumir o compromisso de debater e propor soluções para a reforma da política de drogas a partir de uma perspectiva racial, fortalecendo a democracia e o combate ao racismo estrutural no Brasil.
Para Dudu Ribeiro, cofundador da Iniciativa Negra, um dos grandes legados da instituição nesse período “é sair do campo da denúncia que nós iniciamos a partir disso, da voz, da visibilidade, da nitidez para o tema da política sobre drogas e seu impacto desproporcional na população negra, e ir para o campo da proposição de políticas públicas, das recomendações, para o debate político e da exigência absoluta, intransigente, da reparação enquanto parte fundamental dos processos de fortalecimento inclusivo da democracia. Então, a Iniciativa Negra tem esse ciclo que a gente tem chamado muito a partir do Nego Bispo de começo, meio e começo, que nesses próximos dez anos a gente começa também uma trajetória que continua sendo de muita luta, mas também de celebrar as nossas conquistas e as nossas potências”, afirmou.
A cofundadora Nathália Oliveira também destacou uma das maiores conquistas da organização. “Acho que a primeira coisa, indiscutível, é a racialização do debate de política de drogas e direitos humanos no Brasil. Isso é uma conquista que nós começamos a provocar, não conseguimos sozinhos, nós conseguimos coletivamente, mas foi uma provocação que nós jogamos para expressar o movimento negro brasileiro e para toda a sociedade. Acho que uma segunda coisa é a maturidade e o crescimento. Hoje nós somos uma organização que tem mais de 15 projetos, projetos diversos que envolvem pesquisas, execução de políticas públicas. A gente tem presença em conselhos nacionais e tudo isso faz parte das nossas conquistas”, afirmou.
O encontro, que reafirmou a relevância da Iniciativa Negra como um espaço de articulação política e cultural, contou ainda com as presenças de políticos, lideranças e representantes de diversas organizações: o vereador Hamilton Assis, a deputada estadual Olívia Santana; Rute Fiuza (Mães de Maio Nordeste), Bianca Souza (Odara – Instituto da Mulher Negra), Nilma Santos (Que Ladeira é Essa?), Luana Malheiro (Plataforma Brasileira de Política de Drogas), Pablo Nunes (CESeC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), Juliana Borges (membro da Iniciativa Negra), Clara Lopes Cabral (Quilombo Bananeira) e Samira Soares (MNU/BA).
