/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Celso Sabino comunicou União Brasil que deixará cargo no governo Lula nesta sexta (26)

Celso Sabino comunicou União Brasil que deixará cargo no governo Lula nesta sexta (26)

Por Mônica Bergamo/Folhapress

26/09/2025 às 11:30

Foto: Fábio Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

Celso Sabino

O ministro Celso Sabino (União Brasil) comunicou à executiva do partido que deixará o cargo oficialmente nesta sexta-feira (26). Ele ainda aguarda uma reunião com o presidente Lula para formalizar a saída.

Na semana passada, Sabino já havia informado ao petista a intenção de se demitir, alegando pressão partidária. Lula, no entanto, pediu que ele aguardasse seu retorno de Nova York, após a participação na Assembleia Geral da ONU.

Mesmo tendo chegado ao Distrito Federal na madrugada de quinta-feira (25), o mandatário ainda não agendou uma reunião com Celso Sabino.

Até o momento, a demissão não foi oficializada. Apesar disso, interlocutores informaram à coluna que Sabino já comunicou sua decisão ao União Brasil.

Sabino tentou negociar com a cúpula do partido uma licença partidária pela qual ele se afastaria da legenda para se manter no cargo até o dia 3 de abril, prazo final de desincompatibilização para concorrer ao Senado pelo Pará em 2026, mas não teve sucesso.

Segundo informações publicadas pela CNN, Lula teria pedido a ministros e assessores que buscassem diálogo com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, para tentar evitar a expulsão de Sabino da legenda.

A coluna apurou nesta sexta-feira (26) que Rueda não foi procurado por ninguém do governo.

Na semana passada, a executiva Nacional da sigla aprovou por unanimidade a exigência de que seus filiados antecipassem a saída do governo Lula, que originalmente estava prevista para o final do mês. O União Brasil deu 24 horas para que seus filiados pedissem demissão, ou correriam o risco de serem expulsos.

A orientação do União foi dada após reportagem publicada pelo ICL (Instituto Conhecimento Liberta) e pelo UOL revelar acusações feitas por um piloto de que o presidente do partido, Antonio Rueda, é dono de aviões operados pelo PCC (Primeiro Comando da Capital). Rueda nega a acusação.

Nos bastidores, integrantes do partido dizem ver influência do Palácio do Planalto na reportagem, uma vez que um de seus autores tem também um programa na TV Brasil.

Sabino é deputado federal licenciado do União na Câmara e indicado ao governo pela bancada do partido na Câmara. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foi responsável por indicar outros dois ministros de Lula na cota da legenda: Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico Siqueira Filho (Comunicações).

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.