Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Com a saída de Jabes Ribeiro do páreo, Cacá Leão deverá ser anunciado candidato prioritário do prefeito de Ilhéus
Com a saída de Jabes Ribeiro do páreo, Cacá Leão deverá ser anunciado candidato prioritário do prefeito de Ilhéus
Por Carine Andrade, Política Livre
29/09/2025 às 15:46
Foto: Política Livre/Arquivo

Com a retirada da candidatura a deputado federal, o secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, abriu espaço para que o secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, seja o candidato prioritário do prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil). Leão, que é presidente do PP de Salvador, tenta retornar à Câmara dos Deputados em 2026.
A reportagem deste Política Livre obteve, com exclusividade, a informação de que uma reunião entre a cúpula do PP e o pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil), foi realizada há uma semana para tratar do tema. No encontro, Jabes Ribeiro confirmou ao líder da oposição na Bahia sua desistência alegando falta de viabilidade em levar a candidatura adiante.
Em contato com a reportagem, Jabes Ribeiro confirmou a informação e disse estar “muito tranquilo” com a decisão tomada. Ele pontuou que no encontro ficou apalavrado por ACM Neto que o federal de Ilhéus será do PP. Embora não tenha cravado o nome de Cacá Leão, Ribeiro afirmou que o anúncio será feito em breve pelo prefeito Valderico Júnior.
“Eu tinha uma meta de organizar a minha candidatura entre julho e agosto porque ou você formata bem ou fica mais difícil. E levando em consideração que a Bahia ano que vem vai perder duas cadeiras na Câmara, e que cada deputado federal tem, em média, 300 a 400 milhões de emendas nos quatro anos de mandato, acabei concluindo que a minha candidatura não teria viabilidade. Diante disso, os esforços serão envidados para outro nome do PP”, destacou.
Vale lembrar que para evitar uma fragmentação da oposição em Ilhéus, Jabes Ribeiro retirou a candidatura a prefeito do município em 2024, mesmo estando em primeiro lugar nas pesquisas, para apoiar Valderico Júnior, que acabou sagrando-se vencedor. Na costura feita com ACM Neto à época, ele recebeu a promessa de apoio no pleito para federal do ano que vem.
“Eu não quis indicar o vice-prefeito. Eu pedi apoio para um candidato a federal do PP não, necessariamente, era para mim. Eu coloquei o meu nome em determinado momento, mas percebi que não teve viabilidade. Eu estava bem desconfortável em ficar cobrando o acordo feito lá atrás e nessa reunião superamos possíveis dificuldades, e o candidato oficial do prefeito será do PP”, frisou Jabes.
