Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Correios suspendem contrato com Berlin Finance, uma fintech suspeita de ser banco do PCC
Correios suspendem contrato com Berlin Finance, uma fintech suspeita de ser banco do PCC
Por Danielle Brant/Mateus Vargas/Folhapress
02/09/2025 às 20:31
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Os Correios suspenderam nesta terça-feira (2) contrato de R$ 56,8 milhões assinado com a Berlin Finance, antigo nome da fintech BK Bank, suspeita de ser banco paralelo do PCC (Primeiro Comando da Capital).
O acordo era de 2021 e tinha como objeto a prestação de serviços de pagamento por cartão. As operações de pagamento já estavam suspensas desde quinta-feira (28), dia da operação Carbono Oculto, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público para desarticular uma suposta infiltração do PCC no setor de combustíveis e no sistema financeiro. O motivo da suspensão era indisponibilidade do sistema da empresa.
A BK, segundo a Receita Federal, atuaria como banco paralelo da organização e teria movimentado sozinha R$ 46 bilhões não rastreáveis de 2020 a 2024.
Em nota, os Correios confirmaram a suspensão. "Os pagamentos via cartão estão suspensos desde quinta-feira (28), nas agências próprias dos Correios, por indisponibilidade do sistema da empresa responsável pelo serviço", indicam.
"A prestadora, que venceu licitação realizada em 2021, teve seu contrato suspenso pela estatal nesta terça-feira (2). O processo administrativo está seguindo o rito formal conforme prazos legais", prosseguiram. "Prezando pelo melhor atendimento aos clientes, os Correios estão adotando as providências necessárias para a normalização do serviço no menor prazo possível".
