/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

'Devolvemos ao povo brasileiro a defesa da soberania nacional', diz secretário de Comunicação do PT

'Devolvemos ao povo brasileiro a defesa da soberania nacional', diz secretário de Comunicação do PT

Por Redação

08/09/2025 às 13:44

Atualizado em 08/09/2025 às 15:41

Foto: Reprodução/Arquivo

O secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares

O secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, afirmou que as principais bandeiras de luta da sociedade brasileira passaram a pautar verdadeiramente os espaços de discussão e de reivindicação do povo. O dirigente citou como exemplo os debates em torno da defesa da soberania, após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em julho deste ano, de sobretaxar os produtos brasileiros em 50%, e que ecoaram nas manifestações do 7 de Setembro, que tomaram as ruas em defesa da democracia e soberania nacional.

"Quem imaginaria que um ano atrás a defesa do orgulho nacional seria uma pauta do PT, da esquerda e não dos bolsonaristas? Quem imaginaria? Quem defende a bandeira do Brasil, quem defende os símbolos nacionais, a independência desse país, a soberania de verdade? Quem pode hoje falar em patriotismo de verdade? Somos nós. Devolvemos ao povo brasileiro a defesa da soberania nacional", ressaltou Éden, em entrevista ao programa Semana em Debate, da Fundação Perseu Abramo.

O secretário de Comunicação do PT acrescentou que a bandeira do Brasil, o hino nacional "não são, nunca foram e não serão propriedade da direita", e elogiou a conduta do presidente Lula diante da interferência de Donald Trump no Brasil. "Esse país pertence ao povo brasileiro e, como o presidente Lula tem defendido sempre: 'Um país soberano, uma nação soberana não pode prescindir de um povo soberano e nós não vamos abrir mão da soberania do nosso povo'", enfatizou

A articulação de Eduardo Bolsonaro com Trump de sobretaxar o Brasil é motivada para atrair a sociedade e beneficiar exclusivamente Jair Bolsonaro, acrescentou Éden. "O filho dele está nos Estados Unidos fazendo, talvez, o maior ato de traição contra a nação brasileira. E tudo isso para livrar o pai dele da cadeia. Não tem a ver com as pessoas que estavam na Praça dos Três Poderes ou com quem se mobilizou na porta dos quartéis. Só que o jogo mudou porque a política mudou, e os políticos da extrema direita se incomodam mesmo. Eles estão perdidos e meio que sem referência do que falar. A não ser mentir e atacar a gente".

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.