Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Eduardo Bolsonaro diz que só aceita anistia 'ampla e irrestrita' se incluir seu pai
Eduardo Bolsonaro diz que só aceita anistia 'ampla e irrestrita' se incluir seu pai
Por Mônica Bergamo/Folhapress
05/09/2025 às 10:56
Foto: Pedro França/Arquivo/Agência Senado

O deputado autoexilado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta sexta (5) que qualquer anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro que não contemple também seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, não terá apoio da direita.
"Eu sei que vocês querem tirar meu pai da anistia para poder chantagear ele e forçá-lo a escolher o candidato que vocês querem emplacar. Qualquer anistia que não seja ampla e irrestrita não será aceita", escreveu em publicação no X (ex-Twitter).
O recado foi dado junto a um print de reportagem da CNN Brasil que revelou, na quinta (4), a existência de uma ala do PL disposta a excluir Bolsonaro da proposta para facilitar sua aprovação no Congresso.
Segundo a apuração da emissora, Bolsonaro já teria sinalizado que não precisaria ser beneficiado pela anistia, mas Eduardo tem trabalhado contra essa possibilidade. Ainda de acordo com a CNN, ele chegou a enviar uma carta ao governo americano defendendo a medida como fundamental para pacificar o país e remover sanções internacionais.
Como a coluna mostrou na terça (2), a articulação pela anistia envolve também reuniões do Centrão com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o que aumentou a pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a proposta logo após o julgamento de Bolsonaro no STF.
Há duas semanas, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) publicou texto nas redes sociais dizendo que os "governadores democráticos" que tentavam se cacifar à Presidência se comportavam "como ratos" e não eram diferentes de petistas. A mensagem foi republicada por Eduardo.
