Em solenidade concorrida, Suely Temporal toma posse na presidência da ABI
Por Política Livre
10/09/2025 às 23:00
Atualizado em 10/09/2025 às 23:06
Foto: Política Livre

Numa solenidade descontraída e bastante concorrida, aberta com a apresentação de um Coral no qual tomou parte, a jornalista Suely Temporal foi empossada agora à noite na presidência da Associação Baiana de Imprensa (ABI) sucedendo o colega Ernesto Marques, que dirigiu a entidade por cinco anos.
Em seu discurso, marcado pelo estilo animado e divertido que a caracteriza, agradeceu aos antecessores, em especial a Marques e ao jornalista Walter Pinheiro, da Tribuna, defendeu a liberdade de imprensa com responsabilidade e a participação da ABI na vida da cidade e do Estado.
Antes dela, a deputada Fabíola Mansur (PSB), representando a presidente da Assembleia, Ivana Bastos (PSD), fez um discurso em que exaltou a participação crescente das mulheres na vida pública, destacando o fato de Temporal ser a primeira a exercer a presidência da ABI em 95 anos.
O ex-presidente Walter Pinheiro fez questão de lembrar da passagem do jornalista Samuel Celestino pelo comando do órgão que dirigiu por 25 anos. Num discurso descontraído, que levou muitos a risos, Marques destacou o papel da ABI na defesa da democracia e disse que transmitia a entidade para Suely com o sentimento de dever cumprido.
Além de jornalistas, políticos, intelectuais e autoridades compareceram ao evento, realizado no auditório da ABI, na sede da entidade, na Praça da Sé.
