/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Empresários viram réus por desvios e lavagem na indústria dos equipamentos médicos

Empresários viram réus por desvios e lavagem na indústria dos equipamentos médicos

Por José Marques e Danielle Brant, Folhapress

21/09/2025 às 08:53

Foto: Divulgação/Receita Federal

Empresários do ramo de equipamentos médicos viram réus por lavagem de dinheiro

A Justiça Federal de São Paulo tornou réus empresários acusados de desviarem dinheiro da associação nacional e do sindicato paulista da indústria dos equipamentos médicos, por meio de um esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

As ações foram abertas a partir da delação premiada dos advogados Luiz Carlos Claro, conhecido como Lulli Chiaro, e Gabriel Claro, e são um desdobramento da operação Descarte, iniciada em 2018.

Segundo eles, as irregularidades aconteciam por meio de contratos fictícios firmados com seu escritório de advocacia. Na prática, eles emitiam notas frias e controlavam empresas usadas para movimentar valores de forma ilegal.

Em duas ações criminais, o Ministério Público Federal afirma que um dos empresários, Franco Pallamolla, participou de um esquema como diretor-presidente da Lifemed, de equipamentos médicos, e como presidente da Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos).

Só na Lifemed, de 2010 a 2017, diz a Procuradoria, o valor sonegado teria somado R$ 14 milhões. Já em relação às associações, a acusação diz que houve um desvio de ao menos R$ 3,2 milhões entre 2014 e 2017.

A estrutura foi replicada no âmbito da Abimo/Sinaemo (Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo), segundo as investigações.

A acusação afirma que Pallamolla, Ruy Baumer, presidente do Sinaemo, e Paulo Fraccaro, secretário do sindicato, também se articularam para aplicar o esquema nas associações em proveito próprio.

Procurados, os advogados dos Claro, Danyelle Galvão e Ortélio Marrero, disseram que a defesa "reitera todos os compromissos firmados quando do acordo da colaboração premiada".

O Painel tentou contato com os defensores de Pallamolla, Baumer e Fraccaro, mas não obteve retorno.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.