EUA concedem visto a Haddad e afastam temor de escalada na crise com Trump
Por Mônica Bergamo/Folhapress
08/09/2025 às 18:15
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), recebeu nesta segunda (8) a informação de que teve um novo visto concedido pelos Estados Unidos. Ele havia solicitado a renovação em agosto, já que o anterior havia vencido em maio.
Com o documento, Haddad poderá participar neste mês da Semana do Clima de Nova York e, em outubro, do encontro anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington.
A concessão do visto afasta o temor do governo brasileiro de uma escalada na crise diplomática com Donald Trump. Pelas regras internacionais, os EUA não podem negar a entrada de convidados em eventos multilaterais realizados em seu território.
Ainda assim, Trump já quebrou esse protocolo em algumas ocasiões. No final de agosto, os EUA revogaram vistos de representantes palestinos que viajariam a Nova York para atividades na ONU, contrariando ao Acordo de Sede.
Por ele, países que sediam eventos multilaterais não podem barrar a entrada de autoridades convidadas. O Itamaraty fez o pedido de Haddad se baseando neste acordo.
No Brasil, havia apreensão de que Haddad pudesse se somar à lista de autoridades brasileiras punidas pelo governo norte-americano.
Desde o início do mandato de Trump, os EUA suspenderam vistos de sete ministros do STF, do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da família do ministro da Saúde, Alexandre Padilha —incluindo o da filha dele, de apenas dez anos.
