Home
/
Noticias
/
Brasil
/
Foco de projeto muda de anistia para dosimetria de penas, diz Paulinho após reunião na casa de Temer
Foco de projeto muda de anistia para dosimetria de penas, diz Paulinho após reunião na casa de Temer
Por Fábio Zanini/Folhapress
19/09/2025 às 06:31
Foto: Reprodução

O relator da anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), pretende mudar o foco da discussão e passar a chamar o projeto a partir de agora de PL da Dosimetria das Penas.
A estratégia foi definida após reunião na noite desta terça-feira (18) na casa do ex-presidente Michel Temer, em São Paulo.
Participaram também o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que fez a sugestão da nova estratégia ao relator, e, remotamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ministros do STF também foram consultados e deram apoio.
"A anistia já foi declarada inconstitucional por vários ministros do STF, então o foco não tem de ser esse, e sim em uma nova dosimetria das penas, que é algo mais viável e realista", disse o relator.
Na prática, isso levaria à redução de penas de presos do 8 de janeiro, por exemplo, e mesmo do núcleo decisório do golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Paulinho afirmou que ainda vai consultar as bancadas partidárias para chegar a um acordo de como exatamente mudar essa dosimetria. "É um tema delicado, que divide governo e oposição, e a ideia é termos ampla maioria para um texto", declarou.
Outro ponto de discussão no encontro foi tentar resolver o mais rápido possível esse assunto, para que o Congresso possa se debruçar sobre pautas econômicas e sociais.
"O ex-presidente Michel Temer deu ênfase na pacificação, e na necessidade de votarmos a questão do Imposto de Renda, medidas de emprego e segurança, entre outros", afirmou o relator.
