Home
/
Noticias
/
Mundo
/
Influenciador trumpista Charlie Kirk leva um tiro no pescoço em evento em universidade no Utah
Influenciador trumpista Charlie Kirk leva um tiro no pescoço em evento em universidade no Utah
Por Folhapress
10/09/2025 às 17:30
Atualizado em 10/09/2025 às 18:25
Foto: Reprodução/Instagram

O influenciador trumpista Charlie Kirk, do grupo Turning Point USA, foi baleado durante evento na Utah Valley University, na cidade de Orem, no Utah, oeste dos Estados Unidos. Um suspeito foi preso.
Importante aliado do presidente Donald Trump, Kirk, 31, foi alvejado no pescoço e retirado às pressas, segundo a emissora NBC. Ele foi hospitalizado em estado grave e passa por uma cirurgia.
Uma porta-voz da universidade, Ellen Treanor, disse que Kirk foi atingido pelos disparos de um homem que estava em uma construção a cerca de 180 metros. O agressor não era estudante, segundo Ellen. De acordo com ela, o conservador estava dando uma palestra havia cerca de 20 minutos quando os disparos foram ouvidos.
Pelas imagens nas redes sociais, é possível vê-lo em um palco em formato de tenda e, após um barulho de tiro, inclinar-se para o lado e levar a mão ao pescoço. Depois, o público começa a correr em desespero.
O FBI informou que investiga as circunstâncias do episódio. "Estamos monitorando os relatos desse trágico ataque a tiros envolvendo Charlie Kirk", disse o chefe da polícia federal americana, Kash Patel, em post no X.
Trump afirmou em sua rede Truth Social que todos devem orar pela recuperação do influenciador. "Um grande cara, de alto a baixo. DEUS O ABENÇOE", escreveu, com as tradicionais maiúsculas.
O vice-presidente, J. D. Vance, com quem Kirk costumava trocar mensagens, também se manifestou nas redes. "Querido Deus, proteja Charlie na hora mais sombria", escreveu no X, junto com uma foto em que os dois aparecem acompanhados de Donald Trump Jr.
O episódio também provocou manifestação de repúdio de políticos democratas. A ex-vice-presidente Kamala Harris, derrotada por Trump no ano passado, disse nas redes sociais: "Condeno este ato, e todos precisamos trabalhar juntos para que isso não leve a mais violência." O governador da Califórnia, Gavin Newsom, um ascendente democrata visto como possível presidenciável, descreveu o atentado como "perturbador, vil e repreensível".
A Turning Point USA, organização que Kirk fundou quando tinha 18 anos, teve papel crucial na mobilização de eleitores jovens para Trump no pleito do ano passado. Seus eventos em campi de várias regiões dos EUA costumam reunir uma grande quantidade de estudantes conservadores.
Kirk tem 5,2 milhões de seguidores no X e apresenta um podcast e programa de rádio popular, "The Charlie Kirk Show". Ele também coapresentou recentemente o "Fox & Friends", na Fox News.
O ataque ao influenciador se soma a vários episódios recentes de violência política. O mais marcante foi em julho de 2024, quando Donald Trump foi atingido de raspão por uma bala durante um evento de campanha na Pensilvânia. Uma segunda tentativa de assassinato dois meses depois foi frustrada por agentes federais.
Em abril deste ano, um incendiário invadiu a residência do governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e ateou fogo enquanto a família estava dentro. Ninguém se feriu.
Em junho, um atirador se passando por policial em Minnesota assassinou a deputada estadual Melissa Hortman e seu marido --ambos morreram. O agressor também atirou no senador estadual John Hoffman e sua esposa.
