Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Luciano Araújo defende ingresso de deputados na federação formada por Solidariedade e PRD e contraria posição de Marcinho Oliveira
Luciano Araújo defende ingresso de deputados na federação formada por Solidariedade e PRD e contraria posição de Marcinho Oliveira
Por Política Livre
21/09/2025 às 16:21
Atualizado em 21/09/2025 às 16:22
Foto: Divulgação/Arquivo

O deputado estadual Luciano Araújo, presidente do Solidariedade na Bahia, afirmou ao Política Livre que vai defender o ingresso de parlamentares na federação formada entre a sigla e o PRD. A posição contrasta com a do novo comandante do PRD baiano, deputado estadual Marcinho Oliveira, que na semana passada, ao anunciar sua saída do União Brasil e a chegada à presidência da sigla nanica, declarou que não aceitará novos políticos com mandato até as eleições de 2026, com exceção de vereadores.
“Acho que isso pode ocorrer, sim. Vamos tratar disso no âmbito da federação. No Solidariedade, sempre defendi essa possibilidade. Não acho que seja algo descartado”, disse Luciano Araújo.
Antes mesmo da formalização da federação, Luciano já vinha convidando deputados estaduais para ingressar no Solidariedade. Um dos nomes convidados foi o de Raimundinho da JR (PL), que pretende concorrer a deputado federal em 2026 e já confirmou que fará a mudança na janela partidária.
Nesse caso, o ingresso deve ter o aval do PRD, já que as conversas se iniciaram antes da chegada de Marcinho Oliveira à legenda e da consolidação da federação. Outro parlamentar sondado por Luciano foi o deputado estadual Vitor Azevedo (PL).
Pelo desenho acordado, a federação PRD-Solidariedade na Bahia será comandada por um colegiado formado por dois representantes de cada partido. Em caso de empate em uma deliberação, a direção nacional é que dará a palavra final.
Enquanto o PRD tem defendido a estratégia de atrair políticos sem mandato para se consolidar como uma legenda mais competitiva, o Solidariedade segue aberto a abrigar deputados estaduais. A tática do PRD, aliás, repete a fórmula que o próprio Solidariedade utilizou nas eleições de 2022, quando buscou fortalecer suas fileiras com novos quadros fora do Legislativo.
Atualmente, o Solidariedade conta com dois deputados estaduais: o próprio Luciano Araújo e Pancadinha. Já o PRD tem apenas Binho Galinha, que, no entanto, está de saída para o Avante.
