/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

Morre Péricles de Souza, presidente de honra do PCdoB

Morre Péricles de Souza, presidente de honra do PCdoB

Por Redação

05/09/2025 às 12:16

Foto: Divulgação/Arquivo

Péricles de Souza

Morreu na manhã desta sexta-feira (5) o dirigente histórico do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Péricles de Souza, aos 83 anos. Reconhecido por sua trajetória política marcada pela luta em defesa da democracia, do socialismo e dos direitos do povo brasileiro, Péricles ocupou importantes cargos de direção no partido e foi eleito Presidente de Honra do PCdoB, reconhecimento de sua dedicação à causa comunista. O sepultamento de Péricles de Souza será realizado nesta sexta-feira, às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Nascido em Vitória da Conquista, em 1943, Péricles destacou-se ainda jovem no movimento estudantil e na militância política durante os anos de ditadura militar. Atuou na Ação Popular (AP) e desempenhou papel central na reorganização do PCdoB no Nordeste, contribuindo para a consolidação do partido em tempos de clandestinidade. Após a anistia de 1979, retomou sua atuação pública em Salvador, tornando-se referência para gerações de militantes.

Ao longo de sua vida, Péricles combinou firmeza política e compromisso social, defendendo a educação, os movimentos populares e a construção de uma sociedade mais justa. Sua liderança e legado permanecem como inspiração para os comunistas e para todos que lutam por um Brasil democrático e solidário.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.