Oposição na Câmara de Salvador torce pela condenação de Bolsonaro
Por Reinaldo Oliveira/Política Livre
01/09/2025 às 19:15
Foto: Política Livre

Os vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) que fazem oposição ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) torcem pela condenação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), no julgamento marcado para começar nesta terça-feira (2). Em entrevista à imprensa durante a sessão desta segunda-feira (1°), a vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que a expectativa é muito grande pela condenação do ex-chefe do Palácio do Planalto.
"É uma expectativa grande para a sociedade como um todo e para nós, políticos, que já estamos há muito tempo nas ruas pedindo que a justiça seja feita. Nós, que acompanhamos de 15 a 80 dias a passagem do presidente Lula por Curitiba, e eu tive a oportunidade de ir duas vezes à vigília, também queremos que a justiça seja feita. Por isso, é importante acompanhar detalhadamente como ocorrerá o julgamento, como se dará a defesa, e é isso que representa a expectativa da sociedade brasileira”, afirmou a edil.
A petista acrescentou que será um julgamento longo, não de um ou dois dias, e a previsão é que se estenda por mais tempo.
“Estaremos também no Grito dos Excluídos, trazendo essa pauta e pontuando para mostrar à população como a Justiça precisa ser justa e célebre”, acrescentou a Marta Rodrigues.
Em entrevista exclusiva a este Política Livre, a líder de bancada de oposição no Legislativo soteropolitano, Aladilce Souza (PCdoB), disse que este momento é esperado em todo o Brasil e até em outros países.
"Há uma grande expectativa no Brasil como um todo, e acho que no mundo sobre esse julgamento. É um julgamento que a gente vem observando, que o processo transcorreu dentro de todo o rito processual legal. O réu teve todo o direito de defesa, com prazos observados na legislação. Então, a gente espera que se faça justiça. O que a gente está acompanhando é que houve uma série de crimes que foram perpetrados pelo ex-chefe do Poder Executivo nacional, carta documentação e provas", afirmou a comunista.
Ainda segundo a vereadora, a população brasileira espera e merece que a justiça seja feita e que Bolsonaro pague por todos os crimes.
"Então a gente espera que se faça justiça. É preciso que ele fale pelos crimes que cometeu. Foram muitos, né? No período da Covid, desvio de recursos através de aquisição ilegal de joias e uma série de outros crimes que ficaram comprovados, além das atitudes e posturas que feriram segmentos inteiros da nossa sociedade. E o mais grave, que foi chefiar um grupo que se organizou para dar um golpe no Brasil. Está amplamente provado que ele foi o chefe desse esquema. Mas, a tentativa de derrubar uma democracia legitimamente eleita e ainda tramar a morte do presidente, do vice-presidente e do presidente do Supremo Tribunal Federal. Nós esperamos que a justiça seja feita e que ele seja condenado e pague pelos crimes que cometeu", finalizou Aladilce.
