/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Ponte Salvador-Itaparica: Afonso Florence garante início formal das obras em 4 de junho de 2026

Ponte Salvador-Itaparica: Afonso Florence garante início formal das obras em 4 de junho de 2026

Por Política Livre

17/09/2025 às 14:59

Foto: Política Livre/Arquivo

O secretário-chefe da casa Civil, Afonso Florence

O secretário-chefe da casa Civil, Afonso Florence, afirmou que as obras da ponte Salvador-Itaparica vão começar oficialmente no dia 4 de junho de 2026. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (17), ao final da apresentação oficial do projeto que ele fez na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

“Já foi feita a sondagem, está em andamento a autorização ambiental para a plataforma provisória e para a dragagem. Já há providências muito brevemente que no primeiro semestre de 2026 será visível na Baía de Todos os Santos a instalação da plataforma provisória. Então, teremos obra formal a partir de 4 de junho de 2026”, cravou.

Anunciada em 2009 pelo ex-governador Jaques Wagner (PT), com previsão de ser inaugurada em 2013, e depois prometida pelo ex-governador Rui Costa (PT) em 2019, a ponte Salvador-Itaparica virou um dos principais desafios das gestões petistas e igualmente um dos principais apontamentos da oposição.

Na campanha de 2022, o então candidato Jerônimo Rodrigues (PT) prometeu tirar a obra do papel, expectativa que ressurge agora com a data fixada pelo secretário Florence para início das obras. A nova previsão, a propósito, coincide com o intervalo de quatro meses para as eleições, quando Jerônimo tentará reeleição.

Também participou da audiência desta quarta, mediada pela presidente da AL-BA, deputada Ivana Bastos (PSD), o CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, que deu detalhes sobre as etapas da obra.

“O primeiro trecho é quando a ponte se acopla ao centro viário de Salvador, depois vem o segundo trecho, a ponte, terceiro trecho é a cabeceira do lado de Vera Cruz, depois o último trecho que é a duplicação do sistema 001 até a ponte do funil”, disse Villas Boas, ao destacar os pontos que servirão de canteiro para as obras.

“Nós mapeamos as melhores áreas para fazer o canteiro, para apoiar a construção da Ponte ao longo de toda a Baía Todos os Santos e logicamente as duas cabeceiras, o lado de Salvador e o de Vera Cruz onde onde a ponte se encontra são canteiros importantes para o processo construtivo, que apoia o início da construção e das suas bases. Identificamos a necessidade de ter um canteiro maior, com mais área e que tivesse acesso a embarcações. Por isso foi identificado o Estaleiro Paraguaçu, que tem mais de 300 mil metros quadrados de área plana e com acesso às embarcações. Então por isso, a escolha do estaleiro como um terceiro canteiro onde nós localizaremos as principais iniciativas de construção, dos pré-moldados e das peças metálicas que alimentarão o processo construtivo da ponte pelo mar”.

Ele comentou ainda sobre as tratativas do Estado em viabilizar postos de trabalho para moradores das comunidades por onde passará.

“Há uma uma ansiedade, logicamente, de toda essa comunidade do início dessas obras pela geração de oportunidade de empregos. Ainda esta semana nós nos reunimos com o Estado já iniciando o planejamento para esses cursos de formação que devem iniciar ainda em 2025”, apontou.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.